Milésimo paciente curado da Covid-19 recebe alta de hospital em Campinas: 'Prazer e alegria imensa', diz médica


Luciano Flausino, de 47 anos, reside em Araxá (MG) e estava internado há 24 dias, dos quais 14 ficou intubado. Durante o período, fazendeiro também enfrentou a morte do pai pela doença. Alta foi marcada por aplausos e demonstrações de carinho
Matheus Campos/Vera Cruz Casa de Saúde/Divulgação
Recebeu alta nesta sexta-feira (2) o milésimo paciente curado da Covid-19 na Vera Cruz Casa de Saúde, em Campinas (SP). Luciano Flausino, de 47 anos, reside em Araxá (MG) e estava internado na unidade há 24 dias, dos quais 14 precisou ficar intubado. Durante o período em que ficou internado, o fazendeiro também enfrentou a morte do pai pela doença.
“Hoje, Sexta-feira Santa, um dia muito significativo, a gente tem o prazer de devolver ele para casa, de devolver ele para a família. Apesar de ele ter tido a perda do pai nesse caminho, ele foi muito tranquilo, muito resignado […] É um prazer e uma alegria imensa estar comemorando a alta mil com uma pessoa tão especial, com uma história tão especial, num dia tão especial”, afirma a médica Carla Lucero.
Segundo a médica intensivista, Luciano chegou à Casa de Saúde cansado e demandando uma alta quantidade de oxigênio. Com 75% de acometimento do pulmão, ele precisou ser enviado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde passou por intubação e, ao retornar para a enfermaria, recebeu a notícia sobre a morte do pai.
‘Foi por Deus’
“Se não é a decisão da minha esposa de me trazer naquele dia pra cá, se demora mais ou eu não venho, eu não estaria aqui hoje para dar esse depoimento. Foi por Deus mesmo. O hospital salvou a nossa vida”, conta o fazendeiro.
Flausino relata que o pai, que estava internado em Araxá, era quem deveria ter ocupado o leito em que o fazendeiro permaneceu internado, mas não foi possível realizar a transferência devido à gravidade do quadro.
“A gente conseguiu a vaga, ficou marcado do meu pai vir, mas como ele estava intubado na Santa Casa lá, ele não teve condições de vir de avião. Infelizmente lá o recurso é muito pouco e ele não aguentou a luta, acabou que veio a óbito, coitado”, lembra Luciano.
O fazendeiro deixou o hospital rodeado por balões, aplausos e demonstrações de carinho. De acordo com a unidade de saúde, o espaço dedicado para pacientes com Covid-19 atendeu, em 12 meses, mais de 20 mil pessoas.
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.