Moradores da região sul de Indaiatuba denunciam gosto e cheiro ruins na água


Consumo estaria prejudicado pela má qualidade, segundo denunciantes. Segundo SAAE, alteração ocorre por conta da estiagem e de represamentos ilegais no Ribeirão Piraí. Entenda as razões dos problemas de gosto e cheiro da água em Indaiatuba
Moradores de bairros da zona Sul de Indaiatuba (SP), que abrange os bairros Morada do Sol, Monte Verde, Jardins do Império, Jardim Belo Horizonte e Jardim Regina, reclamam da má qualidade da água tratada no município. Segundo relatos enviados à EPTV, afiliada da TV Globo, apesar de ser cristalina, a água tem gosto e cheiro ruins, o que impossibilita o consumo.
Ainda segundo os moradores, a situação ocorre há pelo menos 15 dias. Michele Viana, moradora do Jardim Belo Horizonte, relata que a má qualidade da água causa, inclusive, sintomas físicos. “Chega a arder os olhos e dar choque na hora de tomar banho de tanta química”, conta.
Já Madson Batista, motorista de ônibus, afirma que consegue tomar banho e lavar o veículo com a água, mas não beber. A vendedora Andrea Lima chegou a pensar que o problema fosse na caixa d’água da residência.
“A gente não sabe o que eles colocam na água, como é feito o tratamento. Mas tá estranho, sim”, disse a vendedora.
Moradores de Indaiatuba reclamam de cheiro e gosto da água; prefeitura confirma o problema
O que dizem o SAAE e a prefeitura?
Segundo o SAAE, serviço autônomo responsável pela água e esgoto da cidade, a água é potável e não oferece prejuízo à saúde dos moradores. A prefeitura, por sua vez, admitiu que o problema afeta a região do município abastecida pelo Ribeirão Piraí.
O SAAE aponta que os motivos para essa alteração são os represamentos ilegais feitos pelas propriedades rurais ao redor do Ribeirão, além da falta de chuva. Os dois fatores diminuem a vazão do rio e aumentam a carga de resíduos, o que dificulta o processo de tratamento pois é necessário utilizar mais produtos químicos.
Segundo a autarquia, a situação no ETA 3, local onde começa a distribuição no município, já foi normalizada. O SAAE não tem uma previsão exata, mas estipula que nos próximos dias a água chegue às casas em condições adequadas.
Aparência da água é boa, mas cheiro e sabor impossibilitam o consumo
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.