Onça-parda movimenta vizinhança em Campinas (SP)


Animal passou a “visitar” chácaras em uma área a poucos quilômetros do centro da cidade; moradores, conscientes, se uniram para garantir a segurana da onça. Onça-parda apareceu no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP) e moradores tentaram mantê-la em segurança.
Pedro Santana/TG
Morar em uma área verde ao lado de uma cidade com mais de um milhão de pessoas é um privilégio para poucos. “É uma alegria muito grande, você acorda cedo e escuta a ‘passarada’ cantando”, conta Franz Feemers Filho, ou, Seu Tito como é conhecido o pedreiro que mora há quase 60 anos em uma chácara na região de Barão Geraldo, em Campinas.
O que Seu Tito nunca imaginou, é ter que virar um “detetive da roça” para investigar os sumiços que estavam acontecendo no galinheiro. “Eu fui correndo para o galinheiro. Olhei, aí eu vi as penas caídas, comecei a procurar com a lanterna e vi que estava faltando um marrequinho branco, topetinho, bem bonitinho”, conta Tito.
Foram vários dias de investigação, até que o suspeito foi pego em flagrante. “Quando foi na noite seguinte, ela atacou e eu a vi pular numa galinha d’angola lá embaixo. Aí eu vi que era uma onça.”, completa o pedreiro.
É a segunda vez que o TG flagra uma onça-parda em vida em toda a história do programa.
Pedro Santana/TG
Seu Tito foi pedir ajuda ao vizinho, o Seu Julio, um caminhoneiro aposentado que no começo era só desconfiança, até ficar de frente com o bicho. “Eu não sou um profundo conhecedor de onça não, mas eu já vi no Matogrosso. Pra mim é ‘filhotão’. Se eu não me engano é macho. Pelo estilo é macho”, palpita Seu Julio Gonçalves David.
Mesmo com o sumiço de umas 50 galinhas na região, os vizinhos não se importaram com o prejuízo. Estavam mais preocupados em ajudar a onça-parda. “O que a gente teme é que alguém não tenha essa consciência acabe tirando a vida de um ‘filhotão’ de onça, que a gente supõe, que mal sabe caçar ainda, esse é o nosso medo. Nossa luta é para preservar a vida dela (onça)”, comenta Julio David, morador da região.
Durante mais de um mês a equipe do Terra da Gente acompanhou a saga desses moradores para tentar proteger o animal. Nossa equipe vai mostrar que as onças-pardas estão se adaptando e vivendo cada vez mais próximas das grandes cidades. “Por causa da urbanização, da expansão urbana, as matas estão ficando menores, então os animais estão vindo para dentro das cidades”, comenta Adilson Brongna, cabo da Polícia Militar Ambiental de Campinas.
Em décadas filmando a natureza, foi a segunda vez que a equipe do TG conseguiu filmar o animal em vida livre. Vamos descobrir mais sobre essa espécie, que tem onça, só no nome, porque está longe de ser parente da onça-pintada, apesar do apetite ser o mesmo.
Veja como foi esse encontro e como terminou essa história de amor pela natureza no Terra da GEnte deste sábado (05/06), às 15h55, na tela da EPTV.