Operação contra depósitos ilegais de reciclagem termina com dois presos em Campinas


Suspeitos devem responder pelos crimes de furto de energia elétrica e água, receptação qualificada, exercício ilegal de atividade e crime ambiental. Operação contra receptação de produtos roubados fecha galpão de reciclagem em Campinas
A operação contra depósitos ilegais de reciclagem, em ação conjunta de polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e prefeitura de Campinas (SP), terminou com duas pessoas presas, apreensão de produtos roubados e furtados e autuações por falta de alvará e crime ambiental nesta quinta-feira (10).
A primeira apreensão ocorreu pela manhã, em um barracão de reciclagem ilegal, na região do Jardim Flamboyant, em Campinas (SP). O proprietário do local foi preso em flagrante e encaminhado ao 4º Distrito Policial.
À tarde, as equipes fiscalizaram um segundo endereço, no Jardim Boa Esperança. No local foi identificado o furto de energia elétrica, falta de alvará e a realização de atividade em área de preservação ambiental. O comerciante foi preso.
Segundo a polícia, os dois homens presos devem responder pelos crimes de furto de energia elétrica e água, receptação qualificada, exercício ilegal de atividade e crime ambiental.
A Secretaria do Verde acompanhou a operação e identificou o descarte de materiais em córrego, corte de vegetação em Área de Preservação Ambiental (APP) e até maus tratos a animais.
“Durante a ação, fiscais localizaram um cão fechado em local pequeno, escuro, sem comida e com vasilha de água com limo. O responsável pelo animal foi identificado e notificado a retirá-lo do local. Os fiscais acompanharão se a medida será acatada ou se uma ordem judicial será necessária para resgate do cachorro”, informou a pasta.
Polícia Militar faz operação contra receptação de produtos roubados em Campinas
Produtos de furto
Entre os itens apreendidos pelos policiais e guardas estão produtos eletrônicos, fios de cobre, máquinas e até carrinhos de supermercado.
Parte do material era descartada irregularmente e causou danos ambientais. O local fica próximo de um ribeirão. Os suspeitos também praticavam roubo de energia.
“Eles não tinham autorização para fazer esse tipo de atividade aqui e agora vamos avalias qual foi o tamanho do prejuízo ambiental”, explicou o geógrafo da Secretaria de Verde, Vitor Ribeiro.
Polícia apreendeu produtos roubados em galpão de Campinas
Jonatan Morel/EPTV
Galpão com produtos roubados era usado para reciclagem ilegal em Campinas
Divulgação/Polícia Militar
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas