Pão recheado com linguiça e azeitona é 'coringa' para qualquer refeição


Dica faz parte da série de receitas especiais gravadas nas montanhas de Cunha (SP), já no clima dos dias mais frios. Pão recheado com linguiça e azeitona é dica da “Hora do Rancho”.
Pedro Santana/TG
Ingredientes
– 1/4 de xicara de chá de água morna; 1 colher de sopa de fermento biológico seco; 1colher de sobremesa de açúcar; 1 colher de sopa rasa de sal 4 ovos inteiros + 1 gema (somente para pincelar no pão depois); 150 ml de leite;100g de manteiga; 550 gramas de farinha de trigo; 1 calabresa grande fatiada; azeitona-preta a gosto
Modo de preparo
O primeiro passo é misturar no fermento a água morna, o açúcar e uma pitada de farinha. Mexer com cuidado e deixar descansando. Em uma tigela coloque quase toda farinha e acrescente o leite, a mistura do fermento e os ovos. Misture. Coloque também a manteiga, o sal e volte a mexer. Vá acrescentando farinha aos poucos e comece a sovar a massa com as mãos até ela ficar com uma textura mais lisa. Tampe a tigela com a massa e deixe em um local mais quente até ela dobrar de tamanho. Em seguida, faça bolinhas com a massa recheando cada uma delas com a calabresa e a azeitona. Feche bem e coloque em uma assadeira untada. Deixe crescer mais um pouco, pincele a gema por cima e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até que ele esteja levemente dourado. Dica: com o pão ainda quente passe um pouco de manteiga na parte de cima.