Patrimônios de Hortolândia inspiram podcast de historiadora; lançamento ocorre nesta sexta-feira


Episódio inaugural será disponibilizado às 20h no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Cultura. Ponte Estaiada é um dos patrimônios materiais de Hortolândia (SP)
Luciano Calafiori/G1
Um podcast com oito episódios de lançamento semanal vai discutir o conceito e a importância dos patrimônios materiais e imateriais das cidades. O programa, chamado “Patrimônio em debate”, é organizado pela historiadora e pedagoga Julia Rany Campos Uzun. O primeiro capítulo será lançado nesta sexta-feira (11) às 20h por meio do canal do Youtube da Secretaria de Cultura de Hortolândia.
O objetivo do projeto é explicar para o público o que é patrimônio, quais os diferentes tipos e a origem do conceito, além da reformulação dele até os dias atuais.
Para exemplificar, a historiadora utilizará os patrimônios materiais existentes em Hortolândia, como a antiga Estação Jacuba, que foi restaurada e atualmente abriga o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, a Ponte da Esperança.
Como patrimônios imateriais serão discutidos a cultura caipira representada pelos violeiros da cidade e pela Orquestra de Viola Caipira, além da tradição da Folia de Reis.
PLAYLIST: veja mais assuntos de Campinas e região
Veja mais notícias da região em G1 Campinas.