Pedro Libaldi Neto é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado

Marcio Alario Esteves
Marcio Alario Esteves


Ele sugeriu pirulito de cream cheese com gorgonzola. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Pedro Libaldi Neto está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O funcionário público Pedro Libaldi Neto, de 41 anos, morador de Ribeirão Preto, é um dos semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado. Ele se classificou com a receita de pirulito de cream cheese com gorgonzola como sugestão para combinar com o suflê de couve-flor, que era o prato principal desta última etapa.
Natural de Piracicaba, Pedro começou a ter proximidade com a cozinha com seus pais. A mãe comandava durante a semana e aos finais de semana era a vez do pai. Na infância, ele apenas acompanhava e achava interessante, mas foi na juventude que começou a se aventurar nesse território. Hoje, o irmão, que também cozinha bem, e a cunhada, que é chef de cozinha, compartilham dicas.
Aos finais de semana, cozinhar é um hobby bastante apreciado. Os pratos com carne e as massas são o que ele mais gosta de preparar. Quase no mesmo páreo está a culinária japonesa, mas como a adesão da família é baixa, acaba ficando em segundo plano.
Pedro nunca fez cursos na área e se considera autodidata. Segue vários perfis e canais de chefs, como Mohamad Hindi e Felipe Bronze, e vai pegando dicas e receitas.
“Alguns pratos que eu gosto, procuro replicar ao pé da letra, mas também há casos em que tomo apenas como inspiração”, diz. “Minha cunhada, que é chef e considera a cozinha como uma matemática, fica indignada porque eu não uso as medidas à risca. Vou mais no ‘olhômetro’ e dá certo”, diverte-se. O fato é que ele tem uma boa noção das texturas e proporções dos ingredientes.
A família é a principal apreciadora dos seus preparos. No concurso Tá Combinado, ele decidiu se inscrever aos 45 do segundo tempo com a receita que foi inspirada em um preparo que viu uma vez, porém sem o recheio com uva, a castanha de caju e o palito salgado com doce de leite. A combinação de ingredientes sugerida por ele fez sucesso em casa. “É um prato prático de fazer e vai bem como entrada”, define.
Veja a receita:

Pirulito de cream cheese com gorgonzola
Ingredientes:
150g de cream cheese
60g de queijo gorgonzola
4 colheres (sopa) de leite em pó Italac
7 uvas verdes sem semente
50g de castanha de caju picada e tostada
50g de doce de leite Itambé
1 pitada de páprica defumada
7 palitos salgados
Modo de preparo:
Amasse o cream cheese com o queijo gorgonzola e o leite em pó. Deixe a mistura no congelador por 5 minutos. Numa frigideira, disponha a castanha de caju e toste até começar a escurecer. Coloque a castanha de caju num prato raso e salpique uma pitada de páprica defumada. Molhe as mãos e faça bolinhas, recheie com a uva e passe no prato com as castanhas. Retorne as bolinhas ao congelador por mais 5 minutos. Enrole os palitos salgados no doce de leite, retire as bolinhas do congelador e espete os palitos salgados com a parte do doce de leite para baixo.
Caso o paladar não aceite o apimentado da páprica, esta poderá ser desconsiderada.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text