'Perdemos a locomotiva', diz vice-prefeito de Hortolândia após morte de Angelo Perugini


Zezé Gomes, que já atua como chefe do Poder Executivo desde o afastamento do prefeito, vai assumir permanente o cargo após formalização na Câmara. Político de 65 anos morreu de Covid-19. Vice-prefeito de Hortolândia fala sobre morte de Perugini: ‘deixou equipe preparada’
O prefeito em exercício de Hortolândia (SP), Zezé Gomes (PL) afirmou que a morte de Angelo Perugini (PSD) significa a perda “a locomotiva do projeto” para a cidade e disse que o político de 65 anos, vítima da Covid-19 nesta quinta-feira (1), deixou equipe preparada para continuar a administração.
A manifestação ocorreu por meio de vídeo divulgado pela prefeitura. “Hoje é um dia muito triste, um dia de comoção. Estou com o coração partido como muitos dessa cidade, mas nós temos que seguir em frente”, inicia Zezé.
“Perdemos nosso líder, Angelo Perugini, a locomotiva do projeto nosso. Mas o Perugini deixou um grande legado nessa cidade. O último foi a luta contra a Covid-19. Ele morreu nessa luta, lutando para trazer vacina, lutando para levar alimento na mesa de cada um para não passar necessidade, lutando por emprego”, afirma o prefeito em exercício.
“E nós vamos continuar, porque ele deixou uma equipe preparada para nós tocarmos o projeto e com certeza para Hortolândia seguir em frente”.
Zezé foi eleito vice-prefeito na chapa com Perugini, que teve 52,05% dos votos válidos nas eleições de 2020, o que equivale a 53.225 votos.
Desde 15 de fevereiro, quando Perugini já estava internado havia 15 dias, a Câmara dos Vereadores aprovou o afastamento dele e deu posse interina para Zezé.
Agora, um novo procedimento na Câmara vai efetivar Zezé. Segundo a assessoria de imprensa do Poder Legislativo, duas sessões extraordinárias foram marcadas para a tarde de segunda-feira (5).
A primeira, agendada para 15h, servirá para leitura do Projeto de Decreto Legislativo que vai tratar da sucessão do prefeito. Na outra, 15 minutos depois, os vereadores vão votar o projeto para dar posse legal a Zezé.
Vítima da Covid-19
Perugini foi internado com Covid-19 no dia 1 de fevereiro. Inicialmente, o político recebeu atendimento no Hospital Samaritano, em Campinas (SP). Já no dia 3 de fevereiro, acabou transferido para a capital.
Após seis dias, com o agravamento do caso, foi intubado. Segundo a apuração da Globo São Paulo, Perugini estava internado no Hospital 9 de Julho. A morte ocorreu às 10h desta quinta-feira (1).
Perfil
Mineiro de Jacutinga, Angelo Augusto Perugini nasceu no dia 6 de abril de 1955, saiu de casa aos 10 anos e decidiu ser padre. Participou de movimentos sociais relacionados à luta por terra e moradia, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) o que acabou o levando ele para a política.
O chefe do Executivo chegou a Hortolândia em 1981 e foi vereador quando a cidade ainda era um bairro de Sumaré. O político atuou como uma das vozes da emancipação do município, em 1991. De 1997 a 2000, foi vice-prefeito e atuou na implantação do Hospital Municipal Governador Mário Covas, quando era secretário de saúde.
Perugini foi prefeito de Hortolândia por quatro oportunidades, sendo escolhido para o cargo em 2005, 2008, 2016 e 2020. Além de comandar a cidade, também foi deputado estadual, eleito em 2014.
Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia
Prefeitura de Hortolândia
O político foi filiado ao PT por 36 anos. No dia 1º de março de 2016, ele se desligou do partido e se filiou ao PDT. Já em 2020, para concorrer novamente à prefeitura, se transferiu para o PSD.
No ano que foi eleito para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em 2014, quando ainda era do Partido dos Trabalhadores, Perugini atuou na campanha que fez Hortolândia ser uma das duas cidades do estado onde a então candidata à reeleição pelo PT Dilma Rouseff venceu Aécio Neves (PSDB), no segundo turno do pleito presidencial. O outro município foi Monte Mor (SP).
Ele foi casado com a ex-deputada federal e estadual Ana Perugini e deixa três filhos. Veja, abaixo, entrevistas dele à EPTV, afiliada da TV Globo, e ao G1 quando foi conduzido à prefeitura pela quarta vez, no ano passado.
Angelo Perugini, prefeito reeleito em Hortolândia, destaca prioridades para o 4° mandato
Ao lado de Zezé, Angelo Perugini explica os projetos para o novo mandato em Hortolândia
Veja mais notícias da região no G1 Campinas