Presença de morcegos em árvore provoca série de reclamações em bairro de Campinas; veja imagens


Moradores do Santa Odila acionaram a prefeitura para relatar sujeira causada pelos animais e temor sobre hipótese de animais estarem com vírus da raiva. Administração fará verificação. Moradores do bairro Santa Odila, em Campinas, reclamam de árvore com morcegos
A presença de morcegos em uma árvore no bairro Santa Odila, em Campinas (SP), é alvo de uma série de reclamações de moradores à prefeitura. Eles relatam sujeira deixada pelos animais na área da Rua Padre Francisco Lanna e temor com a hipótese deles estarem infectados com o vírus da raiva.
Uma telespectadora enviou imagens ao EPTV 1, neste sábado (8), e contou que a administração municipal não tomou providências para poda da árvore e verificação, apesar das solicitações.
Morcegos em árvore do bairro Santa Odila incomoda moradores
Reprodução/EPTV1
O que será feito?
A Secretaria de Serviços Públicos informou que uma equipe será enviada ao local nesta segunda-feira (10). “A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) informa que a maioria dos morcegos observados em árvores está saudável, e não transmite doença”, diz nota da assessoria.
Por outro lado, a administração alerta que quando os animais estão caídos, vivos ou mortos, ou circulam em local com incidência direta de luz, podem estar infectados.
“Nesses casos, a orientação é acionar imediatamente a UVZ, para fazer a remoção do animal”, destaca o texto. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone (19) 3245-1219. Já aos sábados e domingos, o morador pode acionar o serviço pelo número 199.
Outra orientação é para que os moradores nunca toquem em morcegos, e mantenham os cães e gatos com vacinação contra raiva em dia, como forma de prevenção.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.