Receitas que unem mães e filhos


Parcerias que se formam no preparo de comidas do dia a dia ou para ocasiões especiais ajudam a estreitar o relacionamento. Mãe e filha na cozinha: desde a infância esses momentos de preparo conjunto de pratos para toda a família ajudam a fortalecer os laços
Crédito: iStock
Se tem um ambiente em casa que costuma reunir mães e filhos é a cozinha. Ali são preparadas refeições do dia a dia, mas também para ocasiões especiais, são testadas nova receitas, são saboreados pratos especiais… tudo isso com muita conversa e até diversão. É um local onde ocorrem vivências inesquecíveis que são levadas para o resto da vida. Onde se aprendem muitas lições. É terreno fértil para as memórias afetivas!
Quando mães e filhos cozinham juntos, tudo se intensifica. É o que sente a pedagoga Fabiana Kate Pedroso, de 46 anos, de Campinas. Desde que Betina, hoje com 15 anos, era pequena, as duas interagem muito na cozinha. Aos oito anos, a menina usava um banquinho para poder ajudar a mãe, que dava sinal verde mesmo sabendo que uma baguncinha a mais pudesse surgir no final.
“Minha filha é muita criativa e até as comidas do dia a dia ficam mais gostosas com as sugestões que ela dá”, afirma Fabiana.
Enquanto preparam alimentos, conversam bastante e se sentem mais próximas, replicando a parceria que Fabiana tinha no início da década de 1990 com sua mãe, Sueli, de 65 anos, ajudando-a a decorar os bolos para vender. Na família, o interesse pela gastronomia une gerações. E até em momentos mais difíceis, uma pode contar com a outra. Em março, quando Fabiana pegou Covid e não podia nem sentir o cheiro de alho, foi Betina quem assumiu a cozinha. E fez bonito. “Ela cozinha bem. Até curso de comida japonesa já fez”, comenta.
legenda
divulgação
legenda
divulgação
Parceria para alcançar um objetivo
Na casa da terapeuta Silvia Delman, de 43 anos, de Campinas, a cozinha é espaço não apenas para produzir iguarias em família, como também para ensinar o valor do trabalho e da conquista de objetivos.
Tinha acabado de passar o Natal de 2016, quando o filho Fred, hoje com 10 anos, pediu um microscópio. Silvia explicou que não era possível comprar presentes a todo momento e que, para ganhar dinheiro, é necessário trabalhar. O assunto se encerrou temporariamente. Certo dia, fizeram um bolo de banana e levaram para o local de trabalho da terapeuta. Ali, Fred ficou conversando com uma colega da mãe e fez a propaganda do bolo. Surgiu, então, a primeira encomenda. Mãe e filho foram para a cozinha novamente e fizeram juntos. Na hora da entrega, o aroma de banana com canela tomou conta do ambiente e todos que estavam ali souberam da novidade e também fizeram os seus pedidos. Foi quando Fred disse para mãe que já sabia como ganhar dinheiro para comprar o desejado microscópio: fazendo e vendendo bolo de banana. “Sentei com ele e ajudei a fazer as contas, mostrando quanto era necessário para comprar os ingredientes”, relata Silvia. Assim surgiu o Fantástico Bolo de Banana, um pequeno empreendimento de mãe e filho.
As vendas continuaram e o menino juntou um bom dinheiro, comprou o objeto que queria, já ganhou mais e vira e mexe os clientes pedem bolo para ele. Com a sobrecarga de tarefas por causa da pandemia, Silvia achou melhor dar uma freada no projeto. Mas isso não fez diminuir a interação na cozinha. Eles fazem pães, carnes, hambúrguer, estrogonofe e legumes assados com temperos diversos. E toda vez que Fred come algo em um restaurante que o agrada, pede para a mãe para ajudá-lo a replicar em casa. Até traje de chef ele tem.
Essa interação, faz Silvia se recordar da avó Wanda, que fazia receitas deliciosas e considerava cozinhar um ato de amor. Em casa, com o marido e os filhos, Silvia faz questão de manter o hábito de preparar em conjunto algo que todos gostam de comer, fortalecendo os laços de família.
“É o momento de estarmos juntos, produzindo memórias afetivas”, defende.
legenda
divulgação
legenda
divulgação
E na sua casa, também há essa parceria de mãe e filho na cozinha? Se sim, aproveitem que vocês já têm o talento e se inscrevam no concurso Tá Combinado. Veja como se inscrever.