Risoto de parmesão é o quarto prato do concurso Tá Combinado


Faça uma receita que combine com o risoto, use um ou mais produtos das marcas parceiras, clique seu prato com estes produtos e mande o passo a passo pelo (19) 9.9603.0836. O risoto de parmesão é o prato principal da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Divulgação EPTV
Entramos na quarta rodada do concurso Tá Combinado, uma iniciativa da EPTV, em parceria com a Rede de Supermercados Savegnago e realização da AO Eventos.
Desta vez, o prato principal é o risoto de parmesão.
Todas as pessoas que gostam de cozinhar estão convidadas a participar do concurso que está deixando os cozinheiros de mão cheia atentos para pensar nas receitas que combinem com os pratos principais de cada semana. Podem ser inscrever maiores de 18 anos que residam nas cidades de três regiões de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos).
Para participar desta quarta rodada, é só preparar uma receita que seja um bom acompanhamento para o risoto de parmesão, fotografar e se inscrever entre os dias 3 e 9 de maio.
Clique aqui para conhecer o regulamento.
Clique aqui para se inscrever pelo celular.
Clique aqui para se inscrever pelo computador ou notebook.
Reforçamos que não há necessidade de preparar o risoto. Para concorrer, é preciso apenas fazer o prato que você sugere para acompanhar este prato de origem italiana e que agrada muito os brasileiros. Veja aqui o passo a passo.
No dia 12 de maio serão divulgadas as 12 melhores receitas de acordo com a avaliação dos jurados. Então, é a vez da votação popular em nosso site, que acontecerá de 12 a 15 de maio. Nesse período, é importante engajar os amigos e familiares para votar. No dia 17 de maio será anunciado o campeão da quarta rodada, que já terá vaga garantida para a final presencial, em 29 de maio, em Campinas.
Um arroz repleto de sabor
O risoto de parmesão foi preparado pelo chef Daniel Mialchi, de Paulínia, para a gravação da divulgação dos pratos principais escolhidos pelo Savegnago, que guiam o concurso Tá Combinado. Ele afirma que se trata de uma receita preparada com um bom vinho branco, manteiga e caldo de legumes. “Simples assim como manda a tradição”, diz.
Ele explica que o prato pode ter versões mais simples ou até algumas mais gourmetizadas e, em relação aos acompanhamentos, também há uma grande variedade de possibilidades.
“Desde o mais aclamado corte de carne vermelha até o mais simples peixinho que está em promoção na venda caem bem com esse maravilhoso risoto. Só não se esqueça de usar um bom queijo parmesão e muito amor no seu prato”, completa.
Com a proximidade do Dia das Mães, eis também uma boa sugestão de preparo para agradar a sua mãe. Se quiser reproduzir em casa, veja a receita:
RISOTO DE PARMESÃO
Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
¾ de xícara de vinho branco
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 litro de caldo de legumes fervente
100 g de queijo parmesão de boa qualidade
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de Preparo
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o azeite e a cebola e refogue até ficar transparente. Coloque o arroz, refogue e acrescente o vinho. Mexa até o vinho evaporar e comece a acrescentar o caldo, uma ou duas conchas por vez, sempre esperando começar a secar para adicionar novamente. É importante mexer sempre para que o arroz libere o amido. Repita esse processo até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente. Desligue o fogo, acrescente o queijo parmesão e a manteiga, mexa bem. Se necessário adicione um pouquinho de caldo para manter a cremosidade, ajuste o sal e sirva.
Agora é com você! O que combina bem com o risoto de parmesão? Participe e fique na torcida. Mesmo se você se inscreveu nas três primeiras rodadas, pode participar novamente. Use sua criatividade e não perca tempo!

Divulgação EPTV