Robertclei Silveira Campos é um dos semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ele sugeriu medalhão de peixinho ao molho madeira com champignons. A receita foi escolhida na quarta fase que teve o risoto de parmesão como prato principal. Robertclei Silveira Campos está entre os 12 semifinalistas da penúltima rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
O professor de artes e empreendedor Robertclei Silveira Campos, de 38 anos, de Cravinhos, é um dos semifinalistas da quarta rodada do concurso Tá Combinado. Ele apostou na receita de medalhão de peixinho ao molho madeira com champignons, como sugestão para acompanhar o risoto de parmesão.
Ele sempre cozinhava para os amigos, mas a atividade era um hobby até que, em 2016, começou a encarar como um trabalho. Ele fez cursos livres, passou a observar mais a mãe Elza atuando na cozinha e aprofundou os seus conhecimentos. Tclei, como é conhecido na cidade, também já participou de diversos concursos de gastronomia e do o reality show Cozinheiros em Ação, no canal GNT. E tem mais! Ele foi um dos finalistas da edição de 2019 do concurso Super Mega Burguer, da EPTV.
Em um concurso anterior do Savegnago, ficou nas primeiras colocações com um frango com bolacha e iogurte, uma receita de sua mãe que ganhou algumas adaptações. É um prato que está na memória afetiva do cozinheiro e até hoje, quando a mãe o prepara, não sobra nada.
Em 2017, ele resolveu empreender na área de gastronomia. Abriu um buffet onde atua como personal chef na casa das pessoas que o contratam. O churrasco é o carro-chefe. Com a pandemia, viu a oportunidade de abrir um novo negócio. Em janeiro desse ano, Tclei inaugurou uma marmitaria de churrasco focada no delivery.
Em sua rotina corrida, em que concilia o trabalho de professor no período da manhã e a atuação como despachante à tarde, não falta dedicação à gastronomia. Sua realização é imensa ao poder se dedicar aos seus negócios gastronômicos no período da noite e aos finais de semana.
Ao saber do Tá Combinado por um amigo, que é locutor de rádio em Ribeirão, ele não hesitou e participar. Se inscreveu desde a primeira etapa e nesta quarta rodada tentou algo mais elaborado e veio a classificação.
“O peixinho é uma carne bovina muito boa. Gosto de trabalhar com cortes e receitas diferentes. Foi um sucesso em casa. Os familiares queriam mais”, conta.
Veja a receita:

Medalhão de peixinho ao molho madeira com champignons
Ingredientes:
Do medalhão
1 peixinho Friboi 1953
Sal a gosto
Azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho triturado
Do molho madeira
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
½ cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento
100 ml de vinho madeira ou vinho tinto seco
500 ml de caldo de carne ou 1 cubinho de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água fervente
100 g de mini champignon
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Do medalhão
Para fazer medalhão de peixinho, tempere com azeite, alho, pimenta-do-reino e sal a gosto. Coloque manteiga em uma frigideira em fogo médio deixe a carne por 4 minutos de cada lado. Reserve.
Do molho madeira
Numa panela, em fogo médio, derreta a manteiga e em seguida refogue a cebola e o alho. Assim que a cebola murchar, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e misture sem parar. Em seguida, adicione o vinho madeira e misture bem. Acrescente o caldo de carne, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até dissolver bem a farinha e o molho ficar bem encorpado. Desligue o fogo e peneire o molho para retirar os pedacinhos de cebola e de alho. Leve o molho novamente ao fogo baixo, adicione o champignon e misture por mais 2 minutos.
Monte o prato com risoto de parmesão e sirva.
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com risoto de parmesão?
Initial plugin text