Rosemeire Orlando Garbelotti é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu camarão na moranga. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Rosemeire Orlando Garbelotti está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A aposentada Rosemeire Orlando Garbelotti, de 72 anos, de São Carlos, é uma das semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado. Ela se classificou com a receita de camarão na moranga como sugestão para combinar com o suflê de couve-flor, que era o prato principal desta última etapa.
Rose, como é chamada pelos familiares e amigos, traz da infância a identificação com a cozinha. Ela se recorda dos tempos em que ficava ao lado de sua mãe, que fazia comida no fogão a lenha.
“Éramos em cinco irmãos e crescemos assim próximos do fogão”, diz.
Aos dez anos, ela se matriculou no Centro de Aprendizagem Doméstica (CAD), onde também aprendeu a cozinhar. Mas os principais ensinamentos vieram mesmo de sua mãe, que trabalhou como cozinheira na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, os programas de culinária na TV sempre chamaram sua atenção. Ela presta atenção nas receitas, se inspira e depois faz do seu jeito em casa.
Os amigos vivem dizendo que a aposentada faz receitas em que é praticamente impossível negar o segundo prato. Os salgados são os que mais a atraem. Entre os pratos que ela mais gosta de preparar está o camarão na moranga. “É uma receita que eu faço há muitos anos, mas para o concurso incrementei com o requeijão, ervas finas e a pimentinha vermelha”, afirma.
Rose considera os temperos essenciais para fazer uma comida saborosa. Com passe livre em uma horta ao lado de sua casa, onde tem louro, cheiro verde, manjericão e salsão, em sua cozinha o sabor não fica a desejar. Além da família, toda vez que ela faz algo especial, leva para algum conhecido experimentar.
Quando não está cozinha, Rose gosta de assistir reportagens e programas de culinária. Fora isso, confessa que adora andar pela cidade. Agora, com todos os cuidados que a pandemia requer.
“Quando eu estou parada, fico pensando em algo para fazer e já vou pra cozinha”, confessa.
Veja a receita:

Camarão na moranga
Ingredientes:
1 moranga tamanho médio
800g de camarão médio
5 camarões grandes
3 colheres (sopa) de óleo
1 colheres (sopa) de manteiga Italac
1 cebola
3 dentes de alho
4 tomates
2 pimentas biquinho
1 copo de requeijão Itambé
1 caixa de creme de leite Nestlé
1 gema (tirar a pele)
1½ copo de leite Italac
2 tabletes de caldo de legumes
1 colher (sopa rasa) de amido de milho
Ervas finas
Cheiro verde
Pimenta-do-reino
Sal a gosto
Modo de preparo:
Pegue a moranga, corte a tampa, retire o miolo (separe as sementes). Passe a manteiga dentro e fora da moranga e leve ao forno por 20 minutos. Coloque as sementes em um recipiente separado para torrar. Leve ao fogo uma panela com as 3 colheres de óleo e 1 colher de manteiga, deixe esquentar e coloque a cebola com o alho até dourar. Coloque os camarões médios e frite-os até ficarem rosados. Acrescente os tomates picados, pimenta biquinho e deixe amolecer. Em seguida, inclua o requeijão, o creme de leite, a gema de ovo e misture tudo. Coloque 1 copo de leite com os tabletes de caldo de legumes, ervas finas, pimenta-do-reino, cheiro verde e sal a gosto. Em seguida, coloque ½ copo de leite com 1 colher de sopa rasa de amido de milho, mexa e deixe engrossar. Retire do fogo e coloque tudo dentro da moranga. Enfeite a borda com os camarões grandes e com as sementes torradas. Bom apetite!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text