Sabor de Casa: veja a receita de escabeche de sardinha do Enio


Herança de família, o prato é de origem italiana, não custa caro e tem preparo simples; confira os ingredientes e o passo a passo. Escabeche pode ser consumido como aperitivo ou prato principal
Reprodução/EPTV
Além de valores como solidariedade e empatia, o cerimonialista Enio Thiago do Nascimento, de Campinas (SP), também herdou da família a saborosa receita de escabeche de sardinha que protagoniza o quadro “Sabor de Casa” no EPTV 1 desta quarta-feira (5).
Os valores tradicionais da família se traduzem tanto na rotina quanto no prato simples, barato e versátil apresentado por Enio. Originário da Itália, o escabeche pode ser consumido tanto como aperitivo quanto como prato principal. Veja, abaixo, a lista de ingredientes e o passo a passo.
O quadro Sabor de Casa mostra receitas caseiras e conta histórias de cozinheiros das regiões de Campinas e Piracicaba. Quem quiser ver sua especialidade gastronômica também aqui no G1 e na telinha da EPTV, pode mandar sugestão pra gente. Saiba como participar clicando AQUI.
Escabeche de sardinha do Enio
Ingredientes:
1 kg de filé de sardinha fresca
2 cebolas grandes em rodelas
4 tomates grandes em rodelas
1 pimentão verde grande em rodelas
1 pimentão vermelho grande em rodelas
1 pimentão amarelo grande em rodelas
1 copo (americano) de óleo
1 copo (americano) de vinagre
4 dentes de alho picados
1 ramo de salsinha e cebolinha
Sal e pimenta a gosto
Ingredientes devem ser cortados em rodelas para montagem do prato
Reprodução/EPTV
Modo de preparo:
Limpe as sardinhas retirando a cabeça, as escamas e as vísceras. Se quiser, também pode tirar as espinhas com a ajuda de um pinça de cozinha. Lave muito bem as sardinhas com água corrente quando terminar de limpar.
Retire as sementes dos tomates e dos pimentões e, em seguida, corte-os em rodelas junto com as cebolas.
Em uma panela de pressão, coloque um fio generoso de azeite e monte as camadas do escabeche. Primeiro coloque uma camada de cebola no fundo da panela e siga para as próximas: uma camada de sardinha fresca, uma camada de tomate em rodelas e uma camada de rodelas de pimentão. Repita o processo.
Em meio à montagem das camadas, adicione salsinha, cebolinha, alho triturado, sal e pimenta. Tome cuidado para que a receita não fique salgada.
Logo após que terminar todas as camadas, despeje o copo americano de óleo e o copo americano de vinagre.
Leve ao fogo médio com a panela de pressão devidamente fechada por 40 minutos ou até a sardinha ficar macia e o caldo ficar apurado.
Assim que a panela perder toda a pressão, desligue o fogo e reserve. O escabeche deve ficar dentro da panela totalmente fechada até o dia seguinte.
VÍDEOS: reveja todas as receitas do Sabor de Casa
Veja mais sobre a gastronomia da região no G1 Campinas