Sabor de Casa: veja a receita de sagu de vinho com creme da Bianca


Advogada de Mogi Mirim aprendeu a preparar o sagu com a vó e, com o tempo, deu seu toque com o acréscimo do creme. Veja o passo a passo. Advogada de Mogi Mirim (SP) ensina receita de sagu de vinho com creme no Sabor de Casa desta quarta (1º)
Toni Mendes/EPTV
Nada é tão bom que não possa melhorar, certo? Pelo menos é o que pensa a advogada Bianca Seksenian, 25 anos, de Mogi Mirim (SP). Da receita de sagu que atravessou gerações e foi aprendida com a vó, ela deu seu toque de modernidade e, com o creme, garante ter encontrado a combinação perfeita.
“O sagu aprendi com a minha vó Vilma. Desde criança lembro dela fazendo essa receita para os almoços de domingo. Com o tempo adicionei meu toque especial: o creme. É uma receita simples, fácil de preparar e que desperta muitas memórias deliciosas”, garante.
No “Sabor de Casa” do EPTV 1 desta quarta-feira (2), a advogada ensinou a receita simples e fácil de preparar. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo.
O quadro Sabor de Casa mostra receitas caseiras e conta histórias de cozinheiros das regiões de Campinas e Piracicaba. Quem quiser ver sua especialidade gastronômica também aqui no G1 e na telinha da EPTV, pode mandar sugestão pra gente. Saiba como participar clicando AQUI.
Sagu de vinho com creme da Bianca
Ingredientes
Sagu:
2 xícaras (chá) de sagu sem sabor
2 e ½ xícaras (chá) de vinho tinto (ou suco de uva)
1 e ½ xícara (chá de açúcar refinado
1 xícara (chá) de água
1 e ½ litro de água para ferver o sagu
Canela, cravo, anis estrelado a gosto
Creme:
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema peneirada
1 colher (café) de essência de baunilha
Modo de preparo
Sagu:
Em uma panela, ferva 1 e ½ litro de água e junte o sagu até ficar transparente. Isso demora cerca de 20 minutos. Se a água secar pode adicionar mais um pouco. Mexa sempre para não grudar.
Quando ele estiver transparente, coloque em um escorredor e jogue água corrente para remover a ‘gosma’ do sagu. Depois volte o sagu para a panela.
Misture separadamente o vinho, a água e o açúcar. Leve ao fogo para dissolver o açúcar. Adicione essa mistura ao sagu. Junte as especiarias e deixe ferver por 10 minutos, sempre mexendo.
Retire do fogo, coloque em um recipiente para que possa esfriar e engrossar. Leve a geladeira e sirva com o creme.
Creme:
Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre.
VÍDEOS: reveja todas as receitas do Sabor de Casa
Veja mais sobre a gastronomia da região no G1 Campinas