Sabor de Casa: veja receita de broinha de fubá da Patrícia


Publicitária de Piracicaba conta que preparo é fácil e ‘pãozinho’ conquista pela versatilidade, combinando com doces ou salgados. Veja o passo a passo. Broinha de fubá da Patrícia, de Piracicaba (SP), vai bem acompanhada de queijo, goiabada ou doce de leite
Vanderlei Duarte/EPTV
Uma receita da culinária mineira que não sai de cardápio na casa de Patrícia Matos, de Piracicaba (SP). Fácil de fazer e versátil, combinando com recheios doces ou salgados, a broinha de fubá já tem um lugar no coração da publicitária – e também dos familiares. Foi a irmã, Letícia Matos, que fez a inscrição de Patrícia no Sabor de Casa.
Patrícia conta que gosta de deixar a massa da broinha pronta à noite, deixando na geladeira e assando logo pela manhã, para alegrar o café da manhã. “Não tenho que sair de manhã para comprar pão. Faço de noite, é bem rápido, e guardo na geladeira. De manhã, é meia hora para assar. Nesse tempo, dou uma ajeitada na casa, arrumo a cama, enquanto o pãozinho é preparado”, conta.
Aproveitando o clima junino, a broinha ainda entra como sugestão para a festa caseira de São João.
No “Sabor de Casa” do EPTV 1 desta quarta-feira (9), a publicitária ensinou a receita simples e fácil de preparar. Veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo.
O quadro Sabor de Casa mostra receitas caseiras e conta histórias de cozinheiros das regiões de Campinas e Piracicaba. Quem quiser ver sua especialidade gastronômica também aqui no G1 e na telinha da EPTV, pode mandar sugestão pra gente. Saiba como participar clicando AQUI.
Broinha de fubá da Patrícia
Ingredientes (de 12 a 15 unidades)
⅓ de xícara (chá) de fubá (mimoso)
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
75 g de manteiga sem sal
3 ovos
½ colher (chá) de sal (não colocar se for usar manteiga com sal)
1 colher (chá) de erva-doce (opcional)
Fubá e manteiga para untar a assadeira
Fubá para polvilhar as broinhas para assar
Modo de preparo
Preaquecer o forno a 220ºC (temperatura alta);
Untar uma assadeira com manteiga e fubá;
Colocar na panela e levar ao fogo médio para cozinhar o leite, água, açúcar, sal e erva-doce;
Assim que ferver juntar o fubá e a farinha de trigo, e mexer até cozinhar e formar uma massa lisa, tipo a massa de coxinha;
Deixar a massa esfriar para juntar os ovos, ou esfriar na batedeira, batendo por alguns minutos; comece a colocar um ovo por vez assim que a massa estiver fria, bater até agregar bem os ingredientes. A massa fica lisa, mais brilhante e grudenta. Pode-se usar a batedeira ou mexer com uma colher de pau;
Modelar as broinhas com a colher de sorvete, ou com duas colheres de sopa, passando uma na outra para formar uma bolinha. Ou então, passar manteiga em uma xícara, polvilhar fubá, colocar uma colher da massa, polvilhar um pouquinho de fubá e fazer movimentos com a xícara para formar uma bolinha;
Colocar na assadeira as bolinhas da massa deixando bem espaçado; elas crescem;
Polvilhar fubá antes de levar ao forno;
Levar para assar na temperatura alta por 10 minutos – elas vão crescer e começar a formar rachaduras; elas ficam ocas;
Passados os 10 primeiros minutos, diminuir a temperatura do forno para 160ºC/180ºC e deixar assar por mais 20 minutos, até dourar e ficar bem bonita.
Dica de preparo:
Você pode guardar a massa na geladeira para modelar e assar em outra ocasião como, por exemplo, preparar a massa à noite e pela manhã tirar da geladeira, aquecer o forno, modelar e assar. Ou então, você prepara metade da massa e o restante deixa na geladeira para o outro dia; dura uns 3 ou 4 dias num pote bem fechado.
Dica de recheio:
queijo
queijo e goiabada
doce de leite
manteiga
requeijão
VÍDEOS: reveja todas as receitas do Sabor de Casa
Veja mais sobre a gastronomia da região no G1 Campinas