Sem visitas na Páscoa, Hospital Municipal de Jaguariúna faz vídeos com mensagens de esperança para pacientes com Covid-19


Unidade criou uma ação como uma série de vídeos para aproximar os familiares das pessoas que estão internadas com a doença. Hospital de Jaguariúna realiza ação para aproximar pacientes internados da família
A falta de visitas é uma das partes mais dolorosas para os pacientes internados com Covid-19. Para tentar suprir o vazio do distanciamento, principalmente neste domingo (4), quando é celebrada a Páscoa, o Hospital Municipal de Jaguariúna (SP) fez uma série de cinco vídeos com mensagens de esperança para quem está hospitalizado com a doença,.
“As equipes de saúde apresentam o vídeo para o paciente, filma isso e encaminha para o familiar. Então, o familiar recebe esse vídeo, ele assiste o vídeo, mas também recebe as imagens do parente assistindo”, explicou a enfermeira Simone da Silva.
O projeto é chamado de ‘Sentimentos da Pandemia’ e busca demonstrar as sensações das pessoas em relação ao coronavírus. Temas como fé, medo e superação são abordados como uma forma de encorajar e acolher os pacientes que foram infectados pelo vírus.
“A gente quis levar um pouco de carinho, essa aproximação, mesmo que distante”, acrescentou a profissional da saúde.
‘Nasci de novo’
A aposentada Durvalina Alves teve Covid-19 e precisou ser internada no Hospital Municipal. Ela relatou que sentia muita falta de ar e não entendia o que estava acontecendo. “Parecia que eu ia morrer naquele momento”, completou.
A idosa disse que, apesar das dificuldades, não perdia a fé de que venceria a doença. Ela assistiu ao vídeo apresentado pelos médicos e a iniciativa ajudou ela a renovar as energias para receber alta logo. “Nasci de novo”, afirmou a aposentada logo após sair da internação.
“Vendo ela ver o vídeo, eu via que lá ela estava sendo acolhida e eu aqui em casa também, porque eu e o meu pai nos uniumos e, agora, vendo ela de volta em casa é sem palavras”, disse a filha Cristiane Alves.
Pacientes do Hospital Municipal de Jaguariúna (SP) assistem vídeos de esperança
Reprodução/EPTV 2
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.