Serviço de ortopedia é suspenso na Santa Casa de Amparo em meio a impasse sobre contrato


Hospital diz que convênio com prefeitura não contempla cirurgias eletivas. Administração rebate, diz que serviço é previsto em acordo, menciona repasses e planeja medidas para retomada. Santa Casa Anna Cintra, em Amparo
Reprodução/EPTV
O serviço de ortopedia na Santa Casa Anna Cintra, em Amparo (SP), está suspenso em meio à divergência entre a unidade de saúde e a prefeitura sobre o contrato para atendimento. O hospital alega não ter convênio com a administração para procedimentos eletivos (agendados), enquanto o governo diz que tomará “medidas cabíveis” para manter os procedimentos e reitera ter feito todos os repasses previstos em acordo que teria assinado em 2020, quando era interventora da Santa Casa.
A Santa Casa diz que todos os casos de urgência e emergência são atendidos por ela. Em contrapartida, reitera que os pacientes serão inseridos em fila da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), do governo do estado, caso precisem de cirurgias ortopédicas.
“Embora o desejo da entidade fosse continuar realizando atendimento, a Santa Casa Anna Cintra não possui convênio com a Prefeitura de Amparo para realização de cirurgias eletivas”, diz nota ao mencionar que o governo teria feito acordo com outro hospital para este tipo de procedimento. Além disso, a assessoria explica que os funcionários do setor são prestadores de serviço terceirizados.
Já a prefeitura rebate a versão e diz que “cumpre, rigorosamente, o contrato assinado em 2020”. O Executivo destaca que, desde janeiro, transferiu R$ 4,2 milhões para a manutenção de atendimentos, e pelo menos R$ 2,7 milhões para a assistência específica ligada ao enfrentamento da pandemia.
“O contrato vigente não veta ou exclui a ortopedia da obrigação de prestar atendimento […] Não é aceitável que uma entidade de saúde, que atenda ao SUS [Sistema Único de Saúde]. tome uma atitude unilateral que impacte diretamente na qualidade de vida da população”, ressalta a prefeitura.
Playlist: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.