Silvia Helena Dias é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado


Ela sugeriu lombo de panela de pressão com vinho ao molho madeira. A receita foi escolhida na quinta fase que teve o suflê de couve-flor como prato principal. Silvia Helena Dias está entre os 12 semifinalistas da última rodada do concurso Tá Combinado
Crédito: Arquivo pessoal
A ambientalista Silvia Helena Dias, de 57 anos, de Jardinópolis, escolheu a receita de lombo de panela de pressão com vinho ao molho madeira e conseguiu se classificar como uma das semifinalistas da quinta rodada do concurso Tá Combinado.
Natural de Ribeirão Preto, mas morando em Jardinópolis há quase um ano, Silvia considera cozinhar uma atividade muito atrativa. Essa aptidão vem de família, passando de geração em geração. Assim como sua avó, sua mãe também cozinhava muito bem e desde os oito anos a filha já a acompanhava no fogão. “É o que eu mais gosto de fazer na vida”, confessa.
A culinária italiana é a que mais a atrai, mas ela não faz as massas. Uma regra que ela faz questão de seguir é não desperdiçar alimentos. O que sobra do almoço se transforma em um novo preparo para a janta e assim Silvia vai usando a criatividade e aproveitando tudo o que tem na geladeira. Ela não come doces, mas ama preparar receitas açucaradas para os filhos e netos.
O Tá Combinado é o primeiro concurso de gastronomia que ela participa. Ao saber do projeto no Savegnago, muitas ideias já começaram a surgir. Como ela gosta mais de trabalhar com carnes, escolheu uma receita de lombo que já tinha colocado em prática uma vez, mas, para se inscrever, fez algumas adaptações e acrescentou os legumes. O resultado ficou surpreendente!
Veja a receita:

Lombo de Panela de Pressão com Vinho ao Molho Madeira
Ingredientes:
700 g de lombo temperado Assa Fácil Seara
2 batatas médias
1 cenoura média
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Orégano a gosto
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
Cheiro verde a gosto
2 cubos de caldo de legumes
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 tomates Italianos
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
100 ml de vinho tinto
700 ml de água quente
Modo de Preparo:
Coloque o óleo na panela de pressão, deixe esquentar por alguns minutos e coloque o lombo Seara e sele ele por todos os lados até ficar dourado. Em seguida, adicione a água quente, o caldo de legumes, o alho, a cebola, o orégano e o sal. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire do fogo e acrescente as batatas cortadas em tiras grossas, a cenoura em rodelas grossas e os tomates picadinhos. Feche a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, retire do fogo e em seguida retire os legumes com a ajuda de uma escumadeira. Reserve, deixando somente o caldo. Leve novamente ao fogo e coloque 200 ml de água, alecrim, manjericão e cheiro verde a gosto, 100 ml de vinho seco e o molho shoyu. Deixe ferver por 5 minutos e, em seguida, desmanche o amido de milho em 50 ml de água e vá colocando aos poucos no caldo até engrossar um pouquinho. Depois, fatie o lombo, coloque em um refratário, acrescente os legumes, o molho madeira e decore com cheiro verde, alecrim e manjericão de acordo com seu gosto. Bom Apetite!
Clique abaixo para poder votar!
O que melhor combina com suflê de couve-flor?
Initial plugin text