Sons da Terra 03/06: A sinfonia do Cerrado


Podcast do Terra da Gente segue falando sobre os sons mais marcantes dos ecossistemas brasileiros

Podcast “Sons da Terra” de 03/06 fala sobre a sinfonia do Cerrado
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Cerrado tem som água, rio, cachoeira, afinal, esse ambiente abriga três das maiores bacias hidrográficas do país, incluindo a do rio São Francisco. É o cerrado do Jalapão, da Serra da Canastra, da Serra do Cipó. Dono de uma vegetação peculiar que se adaptou ao solo pobre em nutrientes e resiste até ao fogo.
Campainha-azul é uma ave típica do cerrado
Ananda Porto
Nesse episódio de Sons da Terra os repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre esse domínio natural rico em biodiversidade. Os apresentadores do podcast elegem suas espécies preferidas no cerrado: o campainha-azul é uma ave que se destaca pela plumagem anil e canto melodioso.
O Lobo-guará dá saltos para caçar no cerrado
João Roberto Cortez/ Vc no TG
A seriema é descendente das chamadas “aves do terror” que habitaram o continente americano na pré-história. Já o lobo-guará se alimenta de carne e vegetais, inclusive da lobeira, fruta típica do cerrado.
A linhagem da seriema resistiu à grandes extinções do planeta
Rudimar Narciso Cipriani
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
Ouça outros episódios:
Ouça as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga
A importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza
A natureza na vida e na obra de Tom Jobim
A natureza que cura até mesmo pelos fones de ouvido
Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó
Conheça tudo sobre a grande família dos pica-paus
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.