Sons da Terra 13/05: o som e o silêncio das corujas


Elas têm cantos sombrios e assustadores, mas são capazes de voar sem emitir nenhum ruído. Podcast “Sons da Terra” fala sobre o som e o silêncio das corujas.
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Quem aí tem mãe coruja? Ou é uma coruja assumida? Esse “adjetivo” é usado para descrever aquela mãe que gosta de ressaltar as qualidades dos seus filhos. Mas você conhece a origem desse uso? Nesse episódio de Sons da Terra os repórteres Marcelo Ferri e Paulo Augusto e o biólogo Luciano Lima contam que ele tem origem numa fábula de Monteiro Lobato.
Você sabe a história da “mãe coruja”?
Ananda Porto/TG
Além disso o podcast desvenda outros mistérios e curiosidades das corujas, desde as mais comuns, como a Coruja-buraqueira (Athene cunicularia) até a maior do Brasil, a Jacurutu (Bubo virginianus). Sabia que elas enxergam com “zoom” e são capazes de voar sem fazer quase nenhum barulho?
O Sons da Terra, claro, também traz os sons das diferentes espécies de corujas do Brasil, a maioria noturnas com vocalizações que podem dar medo em quem se aventura a pelas matas após o sol se por. Mas não se engane, as corujas são nossas amigas e ajudam a controlar pragas como roedores e insetos.
A suindara é amplamente encontrada em todos os continentes, exceto em regiões muito frias.
Carlos Coutinho/Arquivo Pessoal
Ouça outros episódios:
As formigas-de-correição, predadoras mais vorazes do Brasil
Os canários estão voltando
O poder curativo da natureza
A importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza
O dia da mentira e as aves que enganam observadores
A natureza na vida e na obra de Tom Jobim
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri , Ananda Porto e Paulo Augusto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.