Sons da Terra 20/05: o assobio da anta


Podcast do Terra da Gente explica como a anta se comunica e traz outras curiosidades sobre o maior mamífero terrestre do Brasil ‘Sons da Terra’ fala sobre o assobio da anta
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
O maior mamífero terrestre do Brasil esbanja simpatia e tem um papel muito importante na natureza. É a anta, um animal que pode chegar aos 300 quilos apesar de ser vegetariana. Ela adora comer frutos e suas sementes e ao eliminá-las cumpre o papel de jardineira, ou seja, ajuda na dispersão de plantas pelas florestas.
O maior mamífero terrestre do Brasil é um exímio nadador
Hudson Martins Soares
Nesse episódio de Sons da Terra, os repórteres do Terra da Gente e o biólogo Luciano Lima revelam algumas curiosidades como, por exemplo, o som da anta. Você sabia que ela se comunica por assobio? Outro fato interessante é que a espécie é responsável por abrir trilhas nas matas, caminhos depois usados por indígenas e exploradores.
A gestação da anta pode durar mais de 400 dias e a fêmea pare apenas um filhote
Liana John
Existem cinco espécies de anta no mundo. A brasileira (Tapirus terrestris) corre risco de extinção devido à caça e a perda de habitat. A reprodução dela é muito lenta, a gestação pode durar mais de 400 dias e cada fêmea pare apenas um filhote por vez, que pesa entre 3,2 e 5,8 kg e pode viver até 35 anos de idade.
Ouça outros episódios:
O som e o silêncio das corujas
As formigas-de-correição, predadoras mais vorazes do Brasil
Os canários estão voltando
O poder curativo da natureza
A importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza
O dia da mentira e as aves que enganam observadores
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri , Ananda Porto e Paulo Augusto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.