Sons da Terra 25/03: a natureza na vida e na obra de Tom Jobim


Ouça o último episódio da série que apresenta a relação entre a música e a diversidade. Sons da Terra do dia 25/03 apresenta a natureza na vida e na obra de Tom Jobim
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
O músico, cantor, poeta, letrista e gênio Tom Jobim se inspirava na natureza para compor suas músicas. O exemplo mais explícito está na melodia de Águas de Março que reproduz o canto do Matintaperê, uma ave também conhecida como saci (Tapera naevia). Já a música Dindi, é uma declaração de amor à Mata Atlântica.
O saci (Tapera naevia) também é conhecido por peitica e inspirou a melodia de Tom Jobim
Pedro Têia/VC no TG
Tom também homenageou o urubu em um de seus discos que tem na contracapa uma poesia exaltando a espécie. Esse episódio de Sons da Terra também traz depoimentos do compositor que revelam sua versão ecologista e entusiasta da preservação ambiental.
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
Ouça outros episódios:
Descubra o que é um ‘cuitelinho’, cantado na música caipira
Ouça as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga
Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó
Conheça mais sobre a onça-pintada, o maior felino das américas
Ouça algumas curiosidades sobre o joão-de-barro
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.