Sons da Terra 27/05: Dia da Mata Atlântica

Podcast do Terra da Gente traz os sons do domínio natural mais ameaçado do mundo. Podcast “Sons da Terra” de 27/05 celebra o Dia da Mata Atlântica (Foto: Arquivo TG)
Você também pode ouvir o podcast Sons da Terra no Spotify, no Google Podcasts, na Amazon Music, na Apple Podcasts, no Tune In e no Deezer. Assine ou siga por lá para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Se tem uma palavra que resume bem a Mata Atlântica é diversidade: 20 mil espécies de plantas, 891 aves, quase 300 mamíferos, 350 espécies de peixes e por aí vai… Esse domínio natural começa na costa do Brasil e se estende para o interior e por começar no litoral foi a primeira coisa que os portugueses encontraram em 1500 e a primeira floresta a ser explorada. O Pau-brasil é talvez o maior símbolo disso. Hoje só restam 12% da cobertura original, o que faz da Mata Atlântica o bioma mais ameaçado do mundo.
Nesse episódio de Sons da Terra os repórteres do TG e o biólogo Luciano Lima elegem suas espécies preferidas na Mata Atlântica. Você vai ouvir o som da Araponga, do Tucano-de-bico-verde e do Mico-leão-dourado, três símbolos desse ambiente onde vivem 145 milhões de brasileiros.
Conheça o podcast ‘Sons da Terra’ do Terra da Gente
Ouça outros episódios:
Ouça as aves que inspiraram a obra de Luiz Gonzaga
A importância das abelhas para a saúde e sobrevivência da natureza
A natureza na vida e na obra de Tom Jobim
A natureza que cura até mesmo pelos fones de ouvido
Conheça a origem do nome Chitãozinho e Xororó
Conheça tudo sobre a grande família dos pica-paus
Saiba mais sobre as ariranhas, as onças da água
Conheça o pássaro que canta com as asas
*O podcast Sons da Terra é produzido pelos repórteres Marcelo Ferri e Ananda Porto e pelo biólogo e consultor do Terra da Gente, Luciano Lima. A edição é de Samuel Dias.
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.