Três cidades da região atingem meta de isolamento no feriado da Páscoa, mas oito ficam abaixo


Nenhum dos cinco municípios mais populosos chegou ao índice durante o período, segundo monitoramento do governo estadual. Em Monte Mor, taxa foi de 64% no domingo. 17 de junho – A Prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, implantou a sinalização de solo para pedestres na Rua 13 de Maio, principal corredor de compras da área central, nesta quarta-feira (17). A pintura tem como objetivo organizar o fluxo de pessoas na via, que foi dividida em duas faixas, com setas indicando sentidos opostos para a circulação de pedestres. A sinalização busca orientar o fluxo de consumidores e evitar a aglomeração de pessoas
Denny Cesare/Código19/Estadão Conteúdo
Três cidades da região de Campinas (SP) alcançaram ou superaram a meta de 50% em isolamento social estipulada pelo governo do estado para reduzir a circulação da Covid-19 entre a Sexta-feira Santa e a Páscoa, celebrada no último domingo (4). Enquanto isso, outros oito municípios não atingiram o índice em nenhum dos três dias.
Artur Nogueira (SP), Mogi Mirim (SP) e Monte Mor (SP) registraram as maiores porcentagens no domingo, chegando a 57%, 55% e 64%, respectivamente. Já entre as cinco cidades mais populosas monitoradas pelo estado, que incluem Campinas, Sumaré (SP), Indaiatuba (SP), Americana (SP) e Hortolândia (SP), nenhuma chegou à meta de 50% no período.
Isolamento social entre Sexta-feira Santa e Páscoa na região de Campinas
Tendência positiva
Na semana passada, a prefeitura apresentou indicativos de que as medidas restritivas estão surtindo efeito e causando, por exemplo, uma diminuição nos atendimentos de síndromes gripais nas unidades de saúde. Diante disso, a prefeitura realizou um apelo para que munícipes ficassem em casa na Páscoa e, assim, a tendência de queda se consolidasse.
Segundo o secretário de Saúde, Lair Zambon, o momento é “crucial” para que haja a mudança de direção da curva de contágio, o que possibilitaria a revisão das medidas adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia.
Entre sexta-feira (2) e domingo, 459 pessoas com sintomas respiratórios e de gripe procuraram os três Centros de Saúde da cidade que abriram exclusivamente para atendimento da Covid-19. Quatro moradores precisaram ser transferidos pelo Samu para unidades de urgência e emergência
Como é feito o monitoramento?
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. O governo do estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.