Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 18 de maio de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
oo C asos e mortes
Um projeto coordenado por uma professora da Unicamp quer usar inteligência artificial para ajudar médicos e cientistas a detectar novas cepas e apontar mudanças nos padrões da Covid-19, como a descoberta de outras doenças preexistentes (comorbidades) que ainda não foram associadas aos casos graves da doença, inclusive nos casos já reportados de variantes do coronavírus.
Para isso, o sistema de inteligência artificial precisa “aprender a ler” e interpretar diferentes dados de pacientes, de histórico médico e prontuário de atendimento, a exames de imagens e laboratoriais. A ideia é que a tecnologia processe essas informações e identifique padrões que, às vezes, passam despercebidos por humanos.
“Já há uma grande quantidade de dados sobre a doença, mas pode ser que tenham algumas coisas que não estamos conseguindo acessar. A inteligência artificial pode ajudar na tomada de decisões”, defende Esther Colombini, professora de robótica e inteligência artificial da Unicamp e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 265.139 registros confirmados e 7.973 vidas perdidas nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Número de vacinados
Total de pessoas que receberam ao menos 1 dose: 671.908 (19,35% da população)
Total de pessoas que receberam 2 doses: 358.615 (10,33% da população)
Total de doses aplicadas: 1.030.523
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas

Initial plugin text
Busque pelo título do caso
Veja mais notícias da região no G1 Campinas