Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 23 de março de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
Do medo diante da ameaça ainda pouco conhecida para o descontrole frente a um inimigo com face e nome bem familiar: Covid-19. Um ano depois do início da quarentena, a Campinas (SP) que naquele 23 de março de 2020 antecipava medidas restritivas do estado para tentar frear o avanço de casos, vive um cenário de caos, com escalada diária de número de mortos e quase duas centenas de pacientes lutando pela vida na fila por leitos, e o temor que dias piores estão por vir.
“A gente acha que ainda vamos ter dias duros, não sei precisar quantos, mas algumas semanas, talvez até abril, maio, não sei. Realmente está muito difícil fazer qualquer tipo de previsão”, diz Andrea Von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
1 ano da pandemia de Covid em Campinas: veja fatos que marcaram
Para o infectologista André Bueno, da PUC-Campinas, esse cenário atual da metrópole reflete o fato do Brasil jamais ter realizado um controle adequado da pandemia, principalmente pelo fato de o governo federal “nunca ter se empenhado e seguindo as recomendações de especialistas.”
“O comportamento que a gente está vendo agora, as curvas ascendentes de casos, um pouco depois da eleição, com feriado de fim de ano e cansaço da população com essa extensão da quarentena, isso vai se somando. E junta-se a isso um fator novo, que é a variante com potencial maior de transmissão. O comportamento explosivo que estamos vendo agora, é pelo fato de nunca termos conseguido controlar”, pontua.
Movimento de pedestres nesta segunda-feira, 11, em Campinas (SP). Tem início nesta segunda-feira, 11, a mudança de horário para os municípios da região de Campinas, no interior de São Paulo, que permanecem na fase amarela do Plano São Paulo, que define os critérios para abertura de atividades econômicas durante a quarentena da pandemia de Covid-19.
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 200.376 registros positivos da doença e 5.104 mortes nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Cultura de graça e online
O Sarau Viva Nordeste, projeto organizado por nordestinos que vivem em Campinas (SP), promove, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), um evento online e gratuito em homenagem ao Dia do Circo. Além das transmissões ao vivo, também serão realizadas oficinas durante a semana com a temática nordestina, a partir desta terça-feira (23).
Na sexta, às 19h30, terá uma palestra com o tema “Encantos Circenses Nordestinos” com o grupo Último Tipo. Já no sábado, a apresentação conta com performance circense, música, contação de histórias e cordéis a partir das 14h. Veja a programação completa.
Dani Almeida apresentadora do Sarau Viva Nordeste na transmissão ao vivo do projeto.
Hellaydo Jean
VÍDEOS: tudo sobre a vacinação no Brasil
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.