Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 3 de junho de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
oo C asos e mortes
Pelo menos 15 cidades da região de Campinas (SP) mantêm programação de vacinação contra Covid durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Levantamento em 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas aponta que, em algumas localidades, serão realizadas campanhas para ampliar a imunização, seguindo o ‘Dia D’ previsto pelo estado neste sábado (5). Veja a lista completa.
Maior cidade da região, Campinas (SP) realiza nesta sexta-feira (4) o segundo Dia D de vacinação para 25.862 pessoas de grupos prioritários já agendadas – todos os horários foram preenchidos.
Além dos cinco centros de Imunização da cidade, 63 Centros de Saúde estarão abertos das 9h às 17h para receber o público.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 285.470 registros confirmados da doença e 8.529 vidas perdidas nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e resposta
Vacinômetro
Total de pessoas que receberam ao menos 1 dose: 832.291 (23,97% da população)
Total de pessoas que receberam 2 doses: 425.251 (12,25% da população)
Total de doses aplicadas: 1.257.542
Treinamento para aplicar vacinas da Pfizer
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas (SP) passou por dois treinamentos nesta semana para receber as vacinas contra Covid-19 da Pfizer/Biontec e aplicar na população, mas a data de chegada do lote ainda não foi definida. Na segunda-feira (31), o governo estadual confirmou que uma remessa será enviada até sábado (5).
“Teve dois treinamentos, um que o próprio estado que deu e hoje [quarta-feira] o da Pfizer, porque tem algumas pequenas características diferentes, mas não falaram quando chega e nem a quantidade de doses”, explicou a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben.
“A gente está preparado para receber, mas ainda não sabemos quando”, resumiu. O imunizante deve ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias, mas foi revista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Andrea von Zuben, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas
Reprodução/FNP
Com a nova regra de armazenamento, o Ministério da Saúde diz que todas as cidades têm condição de receber a vacina. Antes, ela estava restrita às capitais.
Von Zuben afirmou tambem que, em princípio, o imunizante será usado nos mesmos grupos que recebem as vacinas da Astrazenca/Oxford e a CoronaVac. Von Zuben alerta para o problema gerado por alguns moradores que se recusam a receber determinadas vacinas. A situação tem sido enfrentada na campanha de imunização contra Covid-19 e prejudica a população.
8º lote da Pfizer no Brasil
O oitavo lote da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech está previsto para chegar ao Brasil por volta das 18h45 desta quinta-feira (3) pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP). A nova remessa, a terceira e última desta semana, reúne mais 527 mil doses.
Até o momento a farmacêutica entregou 5,3 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.
A Pfizer programou três voos que vão totalizar mais 2,4 milhões de doses do imunizante na primeira semana de junho. Todos os voos saíram de Miami (EUA).
Sétimo lote com 936 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta quarta-feira (2)
UPS/ALF TV VCP
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
Busque pelo título do caso
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.