Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 4 de junho de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
oo C asos e mortes
Amparo inicia (SP), a partir desta sexta-feira (4), o primeiro final de semana de lockdown para tentar diminuir os indicadores da Covid-19. A prefeitura determinou o retorno à fase emergencial do Plano São Paulo desde terça (1) por conta do aumento de casos e óbitos na cidade. Durante o lockdown, até supermercados, postos de combustíveis e transporte público estão proibidos de funcionar.
Lockdown muda paisagem de Amparo e deixa ruas desertas; FOTOS
Além desta sexta, sábado (5) e domingo (6), o município também terá lockdown nos dias 11, 12 e 13 de junho. No intervalo entre os dois finais de semana, continuam valendo as regras da fase emergencial, que permite a abertura para atendimento presencial de apenas alguns serviços essenciais, como atividades de saúde, mercados e farmácias. A medida tem validade por duas semanas.
Segundo a administração, Amparo está com ocupação total nos leitos de UTI e enfermaria das três unidades médicas, além do Hospital de Campanha. A estância turística do Circuito das Águas enfrenta o pior momento da doença, com o registro de 48 óbitos em maio, número maior do que o de 2020 inteiro (39). As aulas nas redes municipal, estadual e particular estão suspensas.
Amparo no 1º dia de lockdown, nesta sexta-feira (4)
Giuliano Tamura/EPTV
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 286.187 registros confirmados da doença e 8.538 vidas perdidas nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e resposta
Vacinômetro
Total de pessoas que receberam ao menos 1 dose: 836.642 (24,09% da população)
Total de pessoas que receberam 2 doses: 425.887 (12,26% da população)
Total de doses aplicadas: 1.262.529
2º Dia D de vacinação em Campinas
Campinas (SP) promove nesta sexta-feira (4) o 2º Dia D de vacinação contra a Covid-19 na metrópole. A meta é aplicar 25,6 mil doses nos 62 Centros de Saúde abertos exclusivamente para pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários, além dos cinco centros de imunização, que funcionam normalmente.
A vacinação será para moradores que já agendaram a dose para esta sexta por meio do portal municipal de vacinação contra coronavírus. Ao todo, a Secretaria de Saúde abriu 25.682 vagas.
Centros de Saúde: abertos das 9h às 17h, com previsão de 336 doses da vacina aplicadas em cada unidade. Total de 20.832 doses destinadas.
Centros de imunização: abertos das 8h às 20h, com cerca de 1 mil doses por unidade. Total de 4.850 doses previstas para o Dia D.
Vacinas aplicadas: CoronaVac e AstraZeneca.
Aglomeração com 60 jovens
A Guarda Municipal dispersou um grupo com cerca de 60 pessoas na noite desta quinta-feira (3) próximo ao campus 1 da PUC-Campinas, no bairro Parque das universidades. A aglomeração ocorreu em frente a bares e com consumo de bebida.
Apesar disso, a corporação informou que os estabelecimentos não foram autuados. Disse, apenas, que as pessoas estavam na rua, e não dentro dos comércios. A maioria dos jovens não usava máscara e ninguém foi detido. A fiscalização contou com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec).
Guarda Municipal dispersou aglomeração de jovens em rua de Campinas
Guarda Municipal/Divulgação
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
Busque pelo título do caso
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.