Últimas notícias de coronavírus na região de Campinas em 7 de junho de 2021


Veja a atualização em cada município da área de cobertura do G1. Confira as últimas notícias sobre o coronavírus na região
Hellen Souza/Arte-G1
oo C asos e mortes
O número de médicos que atuam em Campinas (SP) por meio do SUS Municipal aumentou 3% em um ano de pandemia, segundo dados obtidos pelo G1 via Lei de Acesso à Informação (LAI). O percentual é alvo de críticas do sindicato dos servidores municipais (STMC), que considera a quantidade como apenas reposição e ainda relata temor com reflexos de uma possível terceira onda da Covid-19.
A metrópole contava, em abril de 2020 com 1.252, profissionais distribuídos entre a Secretaria da Saúde e a autarquia Rede Mário Gatti, criada para administrar os hospitais Mário Gatti, Ouro Verde, as unidades de pronto atendimento (UPA) e o Samu. Um ano depois, o total chega a 1.290.
Em campanha, o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), se comprometeu a convocar 200 médicos. À época em que a gestão completou 100 dias, na primeira quinzena de abril, ele fez uma apresentação que tratava sobre 205 profissionais. Até então, de acordo com a prefeitura, 53 já trabalhavam, 63 estavam em processo de admissão, e 89 estavam convocados.
Casos e mortes
Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 287.337 registros confirmados da doença e 8.565 vidas perdidas nos 31 municípios da área de cobertura do G1 Campinas.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e resposta
Vacinômetro
Total de pessoas que receberam ao menos 1 dose: 836.642 (24,09% da população)
Total de pessoas que receberam 2 doses: 425.887 (12,26% da população)
Total de doses aplicadas: 1.262.529
Restrições ampliadas em Serra Negra
Começa a valer nesta segunda-feira (7) o decreto que endurece as medidas restritivas em Serra Negra (SP) para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19. Entre as ações estão a estão a suspensão de aulas presenciais nas redes pública e particular; proibição de atendimento presencial em bares e restaurantes, que devem operar pelos sistemas de retirada, drive-thru ou delivery até 22h; fechamento de academias; e restrição de horário e capacidade para o comércio – veja como ficam as regras na cidade.
O decreto com as novas medidas foi publicado na última sexta-feira (4) e tem validade até o dia 13 de junho. Município com 29 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Serra Negra registrava até o último boletim, de quinta (3) à noite, 2.347 casos confirmados e 68 mortes pela doença.
Vagas para 1.050 cursos de capacitação
O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) abre nesta segunda-feira (7) 1.050 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos para pessoas com idade a partir de 16 anos. As inscrições são pela internet e vão até 14 de junho.
As aulas começam no segundo semestre deste ano, com previsão de início em 22 de julho. O processo seletivo vai considerar requisitos como menor renda por pessoa na família e se o candidato estuda ou estudou em escola pública. Não haverá prova, por causa da pandemia da Covid-19. Os resultados da classificação serão divulgados em 22 de junho e a convocação, em 29 de junho.
As informações sobre carga horária e requisitos estão disponíveis no edital online.
Emprego na pandemia
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de nove cidades da região de Campinas contam com 461 vagas de empregos abertas nesta segunda-feira (7). O atendimento é feito tanto online, por telefone ou presencialmente, a depender do município.
Os critérios de seleção também variam de acordo com os PATs. Indaiatuba (SP) é cidade que reúne mais oportunidades, com 122 vagas abertas à população. Veja a lista completa de oportunidades por cidade.
VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas
Initial plugin text
Busque pelo título do caso
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.