Vacina contra Covid: Campinas abre agendamento para maiores de 18 anos com comorbidades e cuidadores de idosos; veja critérios


Moradores de Campinas (SP) que comprovem um dos cinco riscos de agravamento destacados pela prefeitura poderão receber o imunizante. Agendamento foi aberto às 15h desta quinta-feira (27). Profissional de saúde manipula dose da vacina CoronaVac, contra Covid-19, em Campinas
LEANDRO FERREIRA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Campinas (SP) anunciou a ampliação da vacinação contra Covid-19 para moradores maiores de 18 anos com doenças crônicas (comorbidades) e cuidadores de idosos – veja critérios abaixo. O agendamento no site da campanha ou pelo telefone 160 será aberto às 15h desta quinta-feira (27). Pessoas que tiverem dificuldades de fazer o agendamento pelos meios eletrônicos podem procurar o centro de saúde mais próximo para marcação do horário.
Quem pode se vacinar?
Pessoas com 18 anos ou mais, moradoras de Campinas, mediante Declaração ou Relatório Médico que comprove um dos 5 riscos de agravamento abaixo:
Diabetes mellitus tipo 1 em uso de insulina, ou
Câncer em tratamento (nos últimos 6 meses) quimioterápico imunossupressor e/ou radioterapia, ou
Imunodeficiência primária, ou
Cardiopatias congênitas no adulto com repercussão hemodinâmica, ou
Obesidade mórbida (IMC atual maior do que 40Kg/m2)
Observação: exclusivamente para a pessoa com Diabetes mellitus tipo 1 em uso de insulina, será aceito o receituário médico que pode substituir a declaração/relatório médico. Os demais casos somente com declaração ou relatório Médico.
Cuidadores de idosos
Segundo a prefeitura, os cuidadores de idosos precisam apresentar uma declaração padrão que conste os dados do profissional e da pessoa que recebe os cuidados, como números de RG e CPF, informações do endereço, início da atividade e grau de parentesco com o idoso (quando houver).
Ao contrário do critério para doenças crônicas, o cuidador não precisa ser morador de Campinas, mas precisa comprovar o endereço de residência do idoso na metrópole.
“Os cuidadores de idosos são aquelas pessoas que se enquadram na ‘ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162’. São aquelas que ‘cuidam a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”’, explica, em nota, a prefeitura.
Veja formulário online sobre problemas de saúde de quem pode tomar vacina contra Covid
Acompanhe a evolução da vacinação contra Covid nas 31 cidades da região
Guia: veja quem pode tomar a vacina hoje em Campinas
Dia D
A prefeitura de Campinas também anunciou um novo Dia D da vacinação exclusivo para moradores com comorbidades. Ele será realizado no dia 4 de junho (sexta-feira), nos cinco postos de imunização e outros 62 centros de saúde. A data do agendamento e número de vagas não foram informados.
Reportagem em atualização
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja as notícias da região no G1 Campinas.