Vacina contra Covid: polícia apura 'empréstimo' de doses entre Amparo e Monte Alegre do Sul


Prefeitura de Monte Alegre do Sul diz que não fez pedido de forma oficial e abriu sindicância para apurar o fato. Caso teria gerado confusão entre municípios no fim de abril. Doses da CoronaVac
Cristine Rochol
A Polícia Civil investiga um “empréstimo” de doses da vacina contra Covid entre cidades do interior de São Paulo. A cessão de 60 doses de Amparo (SP) para Monte Alegre do Sul (SP) teria ocorrido em 23 de abril e os imunizantes só foram repostos no dia 30, após um princípio de confusão. O caso veio à tona nesta quarta-feira (12).
De acordo com a prefeitura de Amparo, Monte Alegre do Sul pegou 60 doses emprestadas com a promessa de que fossem devolvidas em um espaço curto de tempo, assim que município recebesse uma nova remessa.
Ainda segundo Amparo, o problema teria ocorrido após Monte Alegre do Sul receber exatamente 60 doses do estado e, para não ficar desabastecida, teria se recusado a fazer a devolução. Por conta do imbróglio, um representante de Amparo foi até o município vizinho e, após um “princípio de confusão”, retirou os imunizantes.
Apesar do imbróglio com o “empréstimo”, a prefeitura de Amparo informa que não foi preciso cancelar ou remarcar a aplicação de vacinas contra Covid-19 no município.
Procurada, a prefeitura de Monte Alegre do Sul informou, em nota, que abriu uma sindicância para apurar o caso. Segundo o comunicado, nem o prefeito nem o diretor de saúde, que são os agentes com competência para responder sobre o assunto, solicitaram doses de vacinas para Amparo.
Entretanto, o município “identificou que pode ter havido tal empréstimo e instaurou sindicância a fim de apurar os fatos”.
A administração de Monte Alegre do Sul destaca no comunicado que há uma defasagem do censo, que referencia a distribuição da vacina aos municípios, e que, desta maneira, “o quantitativo de doses recebido é insuficiente para atendimento das faixas etárias e dos grupos prioritários.”
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informa que o caso é investigado pela Delegacia de Monte Alegre do Sul e que diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. “Outros detalhes não podem ser divulgados para não prejudicar o trabalho policial”, diz a nota.
Vista da cidade de Amparo (SP)
Reprodução/EPTV
PLAYLIST: Veja vídeos de assuntos de destaque na região de Campinas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas