Vacina contra Covid: região de Campinas registra 21,7 mil sem retorno para 2ª dose


Levantamento aponta que 2,7 mil tomaram imunizante da Fiocruz/AstraZeneca e 18,9 mil a CoronaVac. Dados foram divulgados pelo governo estadual nesta segunda-feira (24). Vacina contra a Covid-19 é aplicada em idosos de Campinas, no interior de São Paulo
Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O Departamento Regional de Saúde da 7ª região (DRS-7), com sede em Campinas (SP), tem 21.723 pessoas que deixaram de comparecer aos centros de imunização dos 42 municípios da regional para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19, segundo levantamento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e divulgado nesta segunda-feira (24).
Desse total, 2.760 tomaram o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fiocruz, e 18.963 receberam a CoronaVac, do Instituto Butantan. As pessoas que não tomarem a segunda dose do imunizante não estão protegidas contra a Covid-19.
Veja quem pode ser vacinado hoje e tire dúvidas
Acompanhe a evolução da imunização na região
Em nota, o governo estadual destacou que define as remessas de doses necessárias aos municípios paulistas com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde, e que os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, “realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas”.
“As grades de vacinas são enviadas com base no cronograma do PEI e com todas as orientações técnicas para uso dos imunizantes, em conformidade com o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz)”, informa a Secretaria de Estado da Saúde.
Vacina AstraZeneca/Oxford prevê um intervalo de 12 semanas entre as doses
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Terceiro lugar no ranking
O total de ausentes contabilizados pela regional de Campinas corresponde a 6,46% dos 335.755 moradores que não retornaram às unidades de saúde.
No ranking estadual, o DRS-7 ocupa o terceiro lugar entre as regiões com o maior número de ausentes, atrás apenas da Grande SP e da regional de Sorocaba.
Municípios no DRS-7
O DRS-7 abrange 42 municípios. São eles:
Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.
Centro de vacinação contra a Covid-19 em Campinas (SP)
Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.