Vacinação contra Covid-19 em Viracopos começa neste sábado para 7 mil funcionários; veja regras


Agendamento será aberto na tarde desta sexta no site da prefeitura e segue até quarta-feira. Imunização acontece no edifício garagem e só funcionários que atuam no terminal podem receber as doses. Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
Reprodução/EPTV
A vacinação contra a Covid-19 para funcionários do Aeroporto Internacional de Viracopos começa neste sábado (29) e seguirá até quarta-feira (2). De acordo com a Prefeitura de Campinas, apesar do estado ter confirmado o envio de 4,7 mil doses do imunizante para este grupo, a administração municipal afirmou que fez um reforço de mais 2,3 mil amostras, totalizando a aplicação em um público de 7 mil pessoas.
O agendamento será aberto na tarde desta sexta-feira (28) na página da prefeitura ou pelo telefone 160. A prefeitura ainda não confirmou o horário exato. Veja abaixo todas as regras.
Acompanhe a evolução da vacinação contra Covid na região
Guia: veja quem pode tomar a vacina hoje em Campinas
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, estimou, na quarta-feira (26), que o aeroporto tem um total de 8 mil funcionários, mas informou nesta sexta que entende que o número de 7 mil doses é o suficiente – por terem pessoas já vacinadas. A vacina aplicada será da AstraZeneca, fabricada em parceria com a Universidade de Oxford.
O trabalhador que, por algum motivo, não conseguir marcar a imunização, poderá agendar para receber aplicação posteriormente em um dos pontos de vacinação da cidade em que reside. A segunda dose não será aplicada em Viracopos.
O que levar e quem pode ser vacinado?
A vacinação vai acontecer das 7h às 19h dentro do Edifício Garagem do aeroporto, durante os cinco dias. O funcionário precisa levar o comprovante emitido no fim do agendamento e um documento com foto, além da credencial que prova que ele trabalha no terminal.
De acordo com a concessionária, só poderão ser imunizados trabalhadores da comunidade aeroportuária que estiverem agendados e que atuam em empresas que possuem base no Aeroporto de Viracopos. Uma lista com os nomes de quem deve ser contemplado foi enviada pela Aeroportos Brasil à prefeitura.
O grupo inclui: funcionários da concessionária, trabalhadores de companhias aéreas, de empresas de bagagens e de outros serviços que operam dentro do terminal.
Vacinação em Congonhas e Guarulhos
Os aeroviários que trabalham no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira. Já os trabalhadores de Congonhas, em São Paulo, receberão as doses a partir de terça (1º). O governo estadual prevê 19 mil trabalhadores contemplados na soma dos três terminais.
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas
Ricardo Lima/Divulgação
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas