Veja a receita campeã do concurso Tá Combinado: prime rib com purê de mandioca


A aposta da chef Gisele Maria Martins Jacinto, de Franca, conquistou os jurados; muita expectativa e emoção no anúncio feito ao vivo no programa Mais Caminhos. O aroma que perfumou a cozinha da Universidade São Francisco, em Campinas, onde foi realizada a prova do concurso, o sabor e a apresentação do prato deram a Gisele Martins o título de campeã do Tá Combinado.
Crédito: Karina Fusco
A chef confeiteira Gisele Maria Martins Jacinto, de 41 anos, de Franca, foi a grande campeã do concurso Tá Combinado com o prime rib com purê de mandioca e queijo Minas, molho de vinho tinto e crispys de cebola. A receita que ela escolheu para preparar na prova final ao vivo, que aconteceu no sábado, 29 de maio, na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, conquistou os jurados e foi escolhida a melhor por unanimidade.
Assim como as demais finalistas, Gisele teve três horas para o preparo do prato e, embora sua receita tenha diversas etapas, ela se organizou muito bem, fez o empratamento e levou para os jurados provarem e avaliarem. A jornalista Edilaine Garcia, o chef consultor Daniel Mialchi e a jornalista de gastronomia e digital influencer Gabriela Rossi consideraram todas as finalistas fortes candidatas e seus pratos muito saborosos, mas foi o preparo de Gisele que mais se destacou e deu a ela o prêmio de R$ 12 mil em compras no Savegnago, ou seja, um ano de supermercado grátis. Pela vitória na semifinal, ela também ganhou R$ 1.000,00 em compras.
A chef confeiteira Gisele Martins mostrou que não é apenas de doces que ela entende. Sua receita de prime rib foi escolhida por unanimidade pelos jurados do concurso Tá Combinado
Crédito: Karina Fusco
Veja a receita e inspire-se para reproduzir o prato campeão do concurso Tá Combinado em casa. Segundo Gisele, é só seguir a ordem de preparo, que não tem erro!
Prime rib com purê de mandioca e queijo Minas, molho de vinho tinto e crispys de cebola
Molho de Costela com Vinho Tinto
Parte 1 (Caldo de Costela) – Ingredientes:
300g de costela minga ou de ripa em pedaços
20g de azeite
2 dentes de alho picados
½ xícara (chá) de cebola picada
½ xícara (chá) de talo de salsão picado
½ xícara (chá) de cenoura picada
2 pitadas de sal
2 litros de água fervente
½ xícara de salsinha picada
½ xícara de cebolinha picada
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo do caldo:
Numa panela de pressão, frite o alho no azeite, acrescente os pedaços de costela, dourando bem de cada lado. Quando estiver bem dourado, acrescente a cebola, salsão e a cenoura e refogue por uns minutinhos. Adicione a pimenta e o sal e cubra com 1 litro de água. Cozinhe na pressão por 30 minutos. Abra a panela e continue cozinhando até reduzir todo o líquido e formar uma crosta no fundo. Acrescente o outro litro de água, a salsinha, a cebolinha e as pimentas, cozinhe por mais 10 minutos. Passe o caldo pela peneira, leve pra geladeira ou freezer por uma hora (para separar a gordura). Após o período gelando, retire a gordura que separou na parte superior do caldo, reserve o caldo já limpo.
Parte 2 (Molho de Vinho Tinto) – Ingredientes:
10g de azeite
1 dente de alho picado
50ml de vinagre balsâmico
200ml de vinho tinto seco
500ml de caldo de costela (feito anteriormente)
¼ xícara (chá) de cebola picada
¼ xícara (chá) de talo de salsão picado
¼ xícara (chá) de cenoura picada
1 galho de tomilho fresco
½ galho de alecrim fresco
1 colher (sopa) de salsinha picada
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
40g de manteiga sem sal
Modo de Preparo:
Frite o alho no azeite. Acrescente o vinagre balsâmico e reduza ao ponto de xarope. Acrescente o vinho tinto e reduza até ficar 1/3 da quantidade. Acrescente o caldo de costela reservado e na sequência junte a cebola, o salsão, a cenoura, alecrim, tomilho, pimenta e salsinha. Cozinhe até reduzir pela metade. Passe pela peneira, volte para a panela, adicione a manteiga e mexa bem até ficar bem brilhante. Mantenha aquecido.
Purê de Mandioca com Queijo Minas
Ingredientes:
500g de mandioca descascada
150g de leite integral
100g de creme de leite
30g de manteiga sem sal
60g de Queijo Minas meia cura ralado
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe a mandioca com uma pitada de sal até ficar bem macia. Esprema a mandioca com um espremedor de batatas ou amasse e passe por uma peneira (para tirar as fibras). Num bowl, coloque a mandioca espremida, o leite e o creme de leite. Passe o mixer de mão para deixar bem liso e cremoso (pode ser feito no processador também). Coloque essa mistura numa panela, acrescente a manteiga, o queijo e a pimenta. Cozinhe até começar a soltar do fundo da panela. Acerte o sal, se necessário. Reserve.
Cebola Crispy
Ingredientes:
1 cebola média cortada ao meio e depois em fatias bem fininhas
1 pitada de sal
30g de farinha de trigo
200ml de óleo para fritar
Modo de Preparo:
Após fatiar a cebola, desmonte as fatias com os dedos deixando ela bem soltinha. Salpique o sal e mexa bem. Coloque a cebola numa peneira e deixe escorrer por pelo menos 30 minutos. Após escorrer, seque a cebola com auxílio de pano limpo ou papel toalha. Polvilhe a farinha sobre a cebola e mexa bem. Frite em óleo bem quente até dourar. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Reserve.
Prime Rib
Ingredientes:
1kg de Prime Rib
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
40g de azeite
1 dente de alho fatiado
1 galho de tomilho
1 galho de alecrim
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°c. Salpique o sal e a pimenta em toda peça do Prime Rib. Numa frigideira grande, aqueça bem o azeite, coloque o Prime Rib e sele de 3 a 5 minutos um dos lados sem ficar mexendo, até ficar bem dourado. Vire a peça, junte a manteiga, alho, o alecrim e o tomilho. Vá regando a carne enquanto sela, faça esse processo até que fique bem dourada. Sele as laterais do Prime Rib. Coloque a carne numa assadeira e deixe descansar por uns 5 minutos. Após esse tempo, leve ao forno por mais 15 minutos. Após retirar do forno, separe o osso da carne e faça fatias finas. A carne deverá estar com aspecto marrom na parte externa e rosada no interior.
Montagem do prato:
Coloque no fundo do prato o purê e acrescente o molho na lateral. Sobre o purê, disponha as fatias de carne e adicione mais um pouquinho de molho sobre ela. Coloque sobre a carne os crispys de cebola e decore com folhinhas de agrião.
Bom apetite!
Todas as matérias e receitas do concurso Tá Combinado estão no site. Visite e reproduza em casa todas as delícias sugeridas pelos participantes do projeto, que foi um grande sucesso. Foram mais de mil receitas inscritas nas cinco rodadas do concurso e mais 1.3 milhão de votos recebidos nas etapas de classificação.