Veja as receitas com carne suína do concurso Tá Combinado


São oito pratos com o ingrediente entre os selecionados para as semifinais do projeto; novas sugestões para fazer em casa! O concurso Tá Combinado, que está agitando as regiões de três áreas de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos), convidou as pessoas que gostam de cozinhar a exercitar a criatividade e colocar a mão na massa. Ao longo de cinco semanas foram mais de mil receitas inscritas e nas etapas de votação popular, juntas, elas receberam 1,3 milhão de votos.
Veja as receitas com carne suína que foram selecionadas para as semifinais. São boas sugestões para reproduzir em casa, no almoço ou no jantar!

Costelinha suína ao molho cremoso de alho
Receita de João Cleber Martins Constantino, de Aguaí
Ingredientes:
1,5 kg de costelinha suína
2 colheres (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de páprica picante
1 colher (sopa) de páprica defumada
½ pacote de sopa de cebola em pó
1 colher (sopa) de bacon em pó
4 colheres (sopa) de mostarda escura
12 dentes de alho
1 cebola média
1 colher (sopa) de azeite
5 caixas de creme de leite Italac
Modo de preparo:
Comece misturando uma colher de sal, açúcar mascavo, cebola em pó, a páprica picante e a defumada e o bacon em pó. Em seguida, passe a mostarda escura em todas as costelinhas divididas em duas ripas. Misture bem os temperos secos e reserve. Em um pilão, coloque uma colher de sal e os doze dentes de alho amassados e macere até virar uma pasta. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite, acrescente a cebola picada e frite a costelinha até dourar. Após dourar, pingue uma colher de água no fundo da panela para soltar a crosta que se forma e misture a pasta de alho junto com o creme de leite. Feche a panela e cozinhe por 30 minutos após iniciar a pressão. Então, retire as costelinhas e reserve. Leve o molho da panela ao liquidificador e bata por 3 minutos. Sirva em seguida junto com as costelinhas.

Croquetes de presunto recheado com brócolis e bacon e molho de pimentão
Receita de Dey Janer Yeraldin Gómez Bedoya, de Campinas
Ingredientes:
500g de brócolis
500 ml de leite Italac quente
280g de bacon
50g de farinha de trigo
300g de presunto Seara
280g de queijo muçarela Italac
6 ovos
Farinha tipo Panko
200g de requeijão cremoso
1 pimentão vermelho
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre branco
Modo de Preparo:
Coloque água numa panela e deixe ferver para depois acrescentar o brócolis para cozinhar por 4 minutos. Corte em pedacinhos bem pequenos e reserve. Faça um molho bechamel, esquente uma frigideira, incorpore o bacon e deixe por 10 minutos. Então, acrescente a farinha de trigo e mexa, deixando a farinha cozinhar bem. Acrescente o leite quente cuidadosamente enquanto mexe. Quando a mistura estiver mais líquida, mas com uma consistência cremosa, acrescente o brócolis e por último o queijo muçarela. Mexa bem a mistura e depois deixe esfriar para reservar na geladeira por uma hora. Em seguida, faça os rolinhos com presunto, coloque a mistura sobre a fatia de presunto e enrole para empanar posteriormente. Coloque em fogo médio por 10 minutos até ficarem douradinhos.
Molho de pimentão
Numa panela, esquente água e depois acrescente 1 colher de vinagre branco e 3 colheres de açúcar. Corte o pimentão em quadrados bem pequenos e acrescente na panela com a mistura até reduzir. Retire e misture com o requeijão cremoso.

Filé mignon suíno com creme de goiaba
Receita de Juliana Cristina Cornegian, de Campinas
Ingredientes:
800g de filé mignon suíno
200g de goiabada
1cx de creme de leite Nestlé
1 cálice de vinho tinto seco
½ copo de água
Azeite, manteiga, sal e pimenta.
Modo de preparo:
Corte o filé em formato de medalhão, tempere com sal e pimenta e reserve. Corte a goiabada em cubos, coloque na panela junto com o vinho tinto e a água em fogo baixo e vá mexendo até incorporar com o restante dos ingredientes. Reserve. Em uma frigideira, coloque azeite e manteiga e deixe esquentar. Então, coloque os filés e sele os dois lados até que fiquem bem douradinhos. Reserve. Para finalizar o creme, pegue os ingredientes que estavam reservados e junte com o creme de leite, deixe apurar e, em seguida, misture com o filé que está na frigideira.
Deixe incorporar o creme junto ao filé e sirva.
Rendimento: serve 4 pessoas.

Filé suíno combinado com molho cremoso de ameixa
Receita de Claudia Cristina Fiorio Guilherme, de Rio Claro
Ingredientes:
Etapa 1 – filé suíno
1 kg de filé mignon suíno
50 ml de vinagre branco
100ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar demerara Guarani
1colher (sopa) de sal
Folhas de louro.
Modo de preparo:
Na véspera, deixe o filé suíno marinando nessa mistura de água, vinagre, louro, açúcar e sal na geladeira. No dia seguinte, seque os filés e arrume-os numa assadeira com os ingredientes abaixo.
Ingredientes:
Etapa 2 – para assar o filé suíno
150ml de vinho
Pimenta-do-reino
Folhas de louro
4 cebolas roxas cortadas em cubo
4 ameixas sem caroço para decorar
Azeite
Modo de preparo:
Arrume o filé suíno na assadeira, polvilhe pimenta-do-reino e, caso necessite, mais sal. Coloque as cebolas picadas em quartos e ameixas em volta. Regue as cebolas com azeite e regue a assadeira com vinho branco. Cubra com papel alumínio e coloque para assar por 1 hora com forno a 200º c.
Ingredientes:
Etapa 3 – Molho cremoso de ameixa (cobertura)
10 ameixas secas sem caroço
350 ml de leite integral
1 colher (sopa) de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de açúcar demerara
Noz moscada
1 caixa de creme de leite
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, o trigo e as ameixas. Coloque a manteiga para esquentar na frigideira. Acrescente o creme do liquidificador. Mexa bem até engrossar. Acrescente o mel e o açúcar. Polvilhe noz moscada. Quando estiver fervendo, desligue e acrescente o crene de leite, mexendo bem.
Etapa 4
Retire o papel alumínio e espalhe o creme de ameixa em cima e ao lado do filé suíno assado. Volte ao forno, agora sem alumínio, e deixe assar em temperatura de 220º c por mais uma hora. Sirva como acompanhamento de um bom arroz de forno!
Molho
Em uma panela, coloque o azeite e o alho. Junte a farinha de trigo e o leite e deixe formar um creme. Adicione o iogurte, o creme de leite e misture bem. Junte a hortelã picada e o sal e mexa bem. Desligue o fogo e deixe amornar.
Montagem:
Coloque em uma forma de teflon ou de vidro uma camada de quibe, uma camada de molho de yogurt e a muçarela ralada. Coloque mais uma camada de quibe, regue com azeite e acrescente a muçarela e o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos a 180°C. Retire o quibe do forno, corte em pedaços e sirva com o molho reservado de yogurt. Caso deseje, regue com azeite aromatizado com hortelã e limão galego.

Lombo de panela de pressão com vinho ao molho Madeira
Receita de Silvia Helena Dias, de Jardinópolis
Ingredientes:
700 g de lombo temperado Assa Fácil Seara
2 batatas médias
1 cenoura média
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Orégano a gosto
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
Cheiro verde a gosto
2 cubos de caldo de legumes
1 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 tomates Italianos
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
100 ml de vinho tinto
700 ml de água quente
Modo de Preparo:
Coloque o óleo na panela de pressão, deixe esquentar por alguns minutos e coloque o lombo Seara e sele ele por todos os lados até ficar dourado. Em seguida, adicione a água quente, o caldo de legumes, o alho, a cebola, o orégano e o sal. Deixe cozinhar por 15 minutos, retire do fogo e acrescente as batatas cortadas em tiras grossas, a cenoura em rodelas grossas e os tomates picadinhos. Feche a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Depois, retire do fogo e em seguida retire os legumes com a ajuda de uma escumadeira. Reserve, deixando somente o caldo. Leve novamente ao fogo e coloque 200 ml de água, alecrim, manjericão e cheiro verde a gosto, 100 ml de vinho seco e o molho shoyu. Deixe ferver por 5 minutos e, em seguida, desmanche o amido de milho em 50 ml de água e vá colocando aos poucos no caldo até engrossar um pouquinho. Depois, fatie o lombo, coloque em um refratário, acrescente os legumes, o molho madeira e decore com cheiro verde, alecrim e manjericão de acordo com seu gosto. Bom Apetite!

Lombo de porco com batatas na panela
Receita de Caroline de Cassia Pedro Morasqui, de Sertãozinho
Ingredientes:
2 kg de lombo Seara
5 batatas cortadas ao meio
Para a marinada
1 colher (sopa) de sal
2 limões
4 dentes de alho
Pimenta-do-reino a gosto
Pimenta calabresa a gosto
2 colheres (sopa) de mel
1 dose de cachaça
Deixar o lombo marinando por 8 horas
Modo de preparo:
Coloque um fio de azeite em uma panela e sele todos os lados do lombo. Em seguida, despeje a marinada coada com um pouco de água. Deixe cozinhando por 45 minutos. Coloque as batatas e deixe cozinhando até ficarem macias. Sirva em seguida.

Panceta perfeita ao molho de frutas vermelhas
Receita de Eduardo Guastalli, de Americana
Ingredientes:
Para a panceta
300g de barriga de porco Seara
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Vinagre
3 dentes de alho
Limão siciliano
Para o molho de frutas vermelhas
300g de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo)
½ xícara (chá) de açúcar Guarani
3 cravos
2 ramos de tomilho fresco
200ml de água
1 dente de alho
Gengibre a gosto
Pimenta vermelha
Manteiga Itambé
Sal a gosto
Modo de preparo:
Da panceta
Assar em forno médio 160º -180º por uma hora. Após, fritar em óleo quente por aproximadamente 10 minutos, sempre virando para ficar uniforme.
Do molho de frutas vermelhas
Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e cozinhe por mais ou menos 20 minutos.
Para montar o prato, corte a panceta em fatias finas, tire as raspas do limão siciliano e coloque sobre a pancetta e regue com o molho.

Pernil com molho de maionese e farofa de soja texturizada e bacon
Receita de Aurea Cristina de Freitas, de Piracicaba
Pernil
Leve o pernil Seara direto do freezer para o forno. É super saboroso, suculento e muito prático!!
Ingredientes:
Farofa de soja texturizada
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de soja texturizada escura e pequena
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca em flocos
50 g de creme de cebola
100 g de bacon picadinho e já frito
Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Aqueça bem o óleo e depois acrescente o creme de cebola e vá mexendo sem parar por 1 minuto. Abaixe o fogo e acrescente a soja texturizada e a farinha e mexa até encorpar todos os ingredientes. Acrescente o bacon e a pimenta, mexa por mais 1 minuto e desligue o fogo.
Ingredientes:
Creme de maionese
1 colher (sobremesa) de manteiga Itambé
1 colher (chá) de amido de milho
½ xícara (chá) de leite Italac
½ xícara (chá) de maionese
1 colher (café) de páprica picante
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Leve ao fogo a manteiga com o amido dissolvido no leite e mexa até engrossar. Fora do fogo, agregue a maionese e a páprica, tempere com sal a gosto e misture a salsa. Monte o prato e sirva!
Quer saber mais sobre o concurso Tá Combinado? Acompanhe as notícias e novidades pelo site.