Veja as receitas com carnes bovina do concurso Tá Combinado


São 23 pratos com o ingrediente entre os selecionados para as semifinais do projeto; inspire-se para reproduzir em casa! O concurso Tá Combinado, que está agitando as regiões de três áreas de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos), convidou as pessoas que gostam de cozinhar a colocar a mão na massa. Ao longo de cinco semanas foram mais de mil receitas inscritas e nas etapas de votação popular, juntas, elas receberam 1,3 milhão de votos.
Veja as receitas com carne bovina que foram selecionadas para as semifinais. Inspire-se para variar ainda mais o menu das refeições em família!
Veja as receitas:

Almôndegas ao molho três queijos
Receita de Juliane de Fátima Cortelazzi Roncato, de Campinas
Ingredientes:
Para as almôndegas
500g de carne moída
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Sal e orégano a gosto
Modo de preparo:
Em uma bowl, misture bem a carne moída, cebola, alho, ovo, sal e orégano. Em seguida, adicione a farinha de rosca e deixe ficar bem homogêneo. Faças bolinhas de almôndegas de 30gr cada. Frite em óleo quente ou na fritadeira elétrica ou ainda pode assar em forno a gás ou elétrico. Depois de pronto, reserve.
Ingredientes:
Para o molho três queijos
1 caixa de creme de leite Italac
150g de muçarela ralada Italac
50g de requeijão
30gr de parmesão ralado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira ou panela que possa ser levada ao forno, coloque o creme de leite, 100 gramas da muçarela, o requeijão, 20 gramas do parmesão ralado e o sal a gosto. Leve a frigideira ao fogo (médio) mexendo bem até incorporar e derreter tudo muito bem. Adicione as bolinhas de almôndegas e envolva-as no molho de queijo. Adicione o restante da muçarela e do parmesão e leve ao forno até gratinar. Sirva logo em seguida.

Almôndegas recheadas com gorgonzola e cebola caramelizada
Receita de Verônica Diniz Hayashi, de Ribeirão Preto
Ingredientes:
Almôndegas
400g de carne moída Friboi
2 dentes de alho picados
½ cebola bem picadinha
1 pão francês embebido no leite
1 ovo
Farinha de rosca
Sal e páprica picante a gosto
Recheio
200g de queijo gorgonzola
1 colher (sopa) cheia de manteiga
3 cebolas
2 colheres (sopa) de açúcar Guarani
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de creme de leite Italac
Sal (se necessário) a gosto
Modo de Preparo:
Almôndegas
Misture à carne moída o dente de alho, a cebola, o pão francês e o ovo. Tempere com sal e páprica picante, amasse e reserve. Faça bolinhas e coloque o coloque o recheio (1 cubinho de gorgonzola e uma colher de café da cebola caramelizada). Passe na farinha de rosca pressionando com a mão pra não abrir na hora de fritar. Aqueça uma panela com óleo e frite até dourar.
Recheio
Pique o gorgonzola em cubos pequenos. Para a cebola, coloque a manteiga numa frigideira e depois a cebola pocada em rodelas. Deixe dourar e acrescente o açúcar. Deixe caramelizar e acrescente o shoyu, 150ml de água e deixe reduzir. Quando a água secar, acrescente o creme de leite, confira se precisa de sal, mexa por 5 minutos e reserve.

Bife a rolê com linguiça defumada Seara
Receita de Ana Carolina Lima de Melo Coelho, de Franca
Ingredientes:
Bifes de coxão duro Friboi
Cenouras
Batata
Pimentão verde
Linguiça defumada fininha Seara
Tomate
Cebola
Óleo
Alho
Sal
Extrato de tomate
Pimenta calabresa
500ml de água
Modo de Preparo:
Tempere os bifes com sal e pimenta calabresa. Em seguida, pique a batata, o pimentão, a cenoura e a linguiça em fatias quadrangulares. Posicione o bife na horizontal e nele coloque duas fatias de pimentão, uma fatia de linguiça e uma de batata. Feito isso, enrole e coloque palitos de madeira para que fique bem fixado o recheio. Coloque a panela esquentar com o óleo e, em seguida, jogue a cebola e deixe fritar até ficar bem gratinada para então colocar o alho. Em seguida, coloque o tomate picado e por último o extrato de tomate. Deixe este molho ferver bem. Coloque a água e deixe fervendo. A seguir, adicione os bifes anteriormente preparados e coloque na pressão por aproximadamente 20 minutos. Após isso, abra a panela e deixe ferver um pouco mais para os bifes a rolê estarem prontos!

Brachola com cerveja Malzebier
Receita de Renata da Silva Teles, de Campinas
Ingredientes:
10 bifes de patinho
2 cenouras cortadas em palito
300 g de bacon cortado em palito
1 cebola média
2 dentes de alho grande
1 tomate picado
2 tabletes de caldo de carne Maggi Nestlé
1 sachê de molho de tomate
1 lata de cerveja Malzebier
Modo de preparo:
Abra os bifes em um recipiente e os enrole com um pedaço de bacon e um de cenoura. Prenda-os com um palito. Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite e sele os bifes. Retire-os e na mesma panela refogue a cebola o alho. Acrescente o tomate, o molho de tomate, a cerveja, os tabletes de caldo de carne e pimenta a gosto. Volte os bifes para panela e leve ao fogo médio. Após pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Acrescente cheiro-verde a gosto e sirva.

Contra Filet com Crosta de Pistache e Ervas Frescas
Receita de Jaíne Almeida, de Valinhos
Ingredientes:
1 peça de contra filet Friboi
150g farinha de pão torrado
100g de manteiga
100g de pistache torrado
Quanto baste de ervas frescas variadas (manjericão, manjerona, tomilho, sálvia, cebolinha, salsinha e alecrim)
Azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo:
Retire a capa de gordura e limpe a peça de contra filet inteira. Em uma frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e sele a carne de todos os lados até obter uma cor dourada. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Em um processador, coloque a manteiga, a farinha de pão e o pistache torrado e processe até virar uma farofa bem molhada. Coloque essa farofa pressionando sobre a carne formando uma crosta. Coloque no forno pré-aquecido a 180º c por 30 minutos. Fatie e sirva.

Contrafilé com Molho de Quatro Queijos
Receita de Marcus Vinicius do Carmo Kuhl, de Indaiatuba
Ingredientes:
1 kg de contrafilé
1 colher (sopa) de sal grosso
1 litro de leite Integral
55 gramas de manteiga
50 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta branca
1 pitada de noz moscada
50 gramas de queijo gorgonzola em cubos
50 gramas de queijo prato em cubos
50 gramas de queijo mussarela em cubos
50 gramas de queijo parmesão em cubos
Modo de Preparo:
Da carne na churrasqueira ou forno
Corte o contrafilé em bifes, tempere com sal grosso e leve à churrasqueira ou ao forno em fogo brando. Quando os contrafilés estiverem dourados, retire e acomode-os em um prato e adicione o molho quatro queijos.
Do molho quatro queijos
Na frigideira, coloque a manteiga e mexa até derreter toda. Acrescente a farinha e mexa. Coloque o leite aos poucos e mexa sem parar. Acrescente o sal, pimenta, noz moscada e continue mexendo. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo e logo acrescente todos os queijos e mexa. Está pronto para servir.

Costela bovina Friboi com linguiça calabresa Seara e farofa colorida
Receita de Alice Alves Martines Bastos, de Araraquara
Ingredientes:
Da costela
1 kg de costela bovina
1 linguiça calabresa Seara
1 cebola grande
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Na panela de pressão, forre o fundo com a cebola em rodelas. Em seguida, coloque a costela e por último a linguiça em rodelas e leve ao fogo. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 40 minutos. Depois, assim que sair a pressão, é só abrir a panela e acrescentar sal e pimenta a gosto.
Ingredientes:
Da farofa
300 g de bacon Seara
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 cenoura
2 colheres de manteiga
300 g de farinha de milho amarela
Cheiro verde
Modo de preparo:
Frite o bacon, depois acrescente os pimentões e a cebola e deixe refogar. Depois, acrescente a cenoura ralada com a manteiga e em seguida a farinha de milho. Misture bem. Depois só desligar e acrescentar a salsinha e cebolinha.

Cubos de carne seca na manteiga com cebola caramelizada no bacon e confit de tomate grape
Receita de Danilo Marcellus Silva Araújo, de Bonfim Paulista
Ingredientes:
1 kg carne seca Friboi
300 g de tomate grape
3 colheres (sopa) de manteiga Italac
4 galhos de manjericão
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos
1 colher (sopa) de semente de coentro
6 cebolas bolinha (aquela de fazer conserva)
500 ml azeite extravirgem
200 g de bacon Seara
Sal
Modo de Preparo:
Carne Seca
Coloque em água fria por 24 horas, trocando a água a cada 6 horas, mantendo na geladeira. Após esse período, escorra a água, coloque a carne na panela de pressão e inclua água até cobrir com 2 dedos acima. Cozinhe em fogo médio por 30 minutos após pegar pressão. Após o cozimento, corte em cubos de 2 cm. Aqueça uma frigideira grande, coloque a manteiga e assim que derreter coloque a carne e vire constantemente por cerca de 10 minutos, se possível sem usar colher, só saltando a frigideira.
Tomate e Cebola Confit
Corte os tomates cereja ao meio e as cebolas pirulito. Coloque-os em uma assadeira pequena, acrescente as pimentas em grãos, os ramos de manjericão, as sementes de coentro e cubra com o azeite. Coloque em forno a 65 graus por 30 minutos. Ao servir, tempere com uma pitada de sal.
Cebolas caramelizadas no bacon
Corte as pontas retas e tire as cascas externas das cebolas. Corte o bacon em tirinhas de cerca de meio centímetro e coloque tudo na frigideira. As cebolas devem estar com a base para baixo para iniciar, usando fogo baixo para não queimar e caramelizar bem. Depois de 3 minutos, mexa bem, virando o bacon e coloque a parte de cima em contato com a frigideira. Deixe por mais três minutos. Então, mexa constantemente para caramelizar por igual, enquanto o bacon fica crocante. São cerca de 12 minutos no total. Tempere. Agora é só montar tudo no prato.

Filé ao molho de pimenta
Receita de Charlene Dall´Aqua Valezi, de Ribeirão Preto
Ingredientes:
6 pedaços de filé mignon Friboi (use a parte central da peça) de aproximadamente 180 g cada
Conhaque
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta da Jamaica
80 ml de creme de leite Nestlé
Sal a gosto
30 g de manteiga Itambé
Azeite
Tomilho
Sálvia
1 dente de alho
Modo de preparo:
Quebre os grãos de pimenta em um pilão. Tempere os pedaços de filé com sal e com a pimenta. Em uma frigideira bem quente, coloque azeite e acrescente os filés até ficarem ao ponto desejado. Depois coloque a manteiga, o alho, o tomilho e a sálvia e banhe os filés com a manteiga. Quando estiverem quase no ponto desejado, retire-os da frigideira. Acrescente o conhaque à frigideira ainda no fogo, fazendo a deglacê. Adicione o creme de leite e deixe que o molho reduza um pouco. Corrija o sal, se necessário, e sirva.

Filé mignon ao molho de iogurte com redução de vinho tinto e cogumelos Paris
Receita de Jonas Canesin Gomes, de Sertãozinho
Ingredientes:
Posta de 260g de filé mignon
20 dentes de alho
Azeite
Mix de pimentas
1 embalagem de iogurte desnatado natural Nestlé
1 taça de vinho tinto
200g de cogumelos Paris
Cheiro verde
Manteiga
Sal
Modo de preparo:
Em uma panela aquecida, coloque a manteiga e azeite. Feito isso, coloque os dentes de alho inteiros e o cheiro verde. Por último, o filé mignon temperado com sal e pimenta. Vá banhando com a mistura aquecida até atingir o ponto entre “ao ponto” e mal passado. Retire o filé, adicione o vinho tinto e o iogurte na panela e mexa até reduzir. Em outra panela, coloque manteiga e azeite. Quando aquecidos, adicione o alho, o cogumelo Paris e o cheiro verde. Mexa até atingir o ponto desejado do cogumelo. Monte o prato colocando o filé e o cogumelo por cima. Adicione o molho de iogurte e redução de vinho tinto. Está pronto para servir!

Filet mignon ao molho roti de café, alho-poró crispy e figos selados
Receita de Marcelo das Chagas, de Campinas
Ingredientes:
Para o filet
1 medalhão
Sal e pimenta a gosto
1 figo cortado ao meio
Molho de café
1 xicara de vinho tinto seco
1 colher (chá) de café solúvel Nescafé
1 colher (sopa) de açúcar Guarani
2 colheres (sopa) de manteiga
Tomilho a gosto
5 sementes de coentro
Sal e pimenta a gosto
Alho-poró cripsy
Meio alho-poró
1 xícara de farinha de trigo
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Do filet
Tempere o medalhão com sal e pimenta. Esquente bem a frigideira, sele e reserve. Na mesma panela, sele o figo e reserve.
Do Molho de Café
Na mesma panela que selou as carnes e figo, coloque o vinho e mexa bem. Em seguida, acrescente o café, o açúcar, sementes de coentro e o tomilho. Deixe reduzir ou evaporar o álcool. Acrescente a manteiga e está ´pronto.
Do alho-poró
Corte o alho-poró em fatias. Misture na farinha de trigo e peneire. Frite com o óleo a 180 graus até dourar.
Monte o prato para servir.

Filé mignon Friboi com molho de ervas
Receita de Erik Vieira de Melo, de São Carlos
Ingredientes:
1 kg de filé mignon Friboi
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (café) de salsinha
1 colher (café) de manjericão
1 colher (café) de tomilho
1 colher (café) de orégano
1 dente de alho
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de alcaparras
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de suco de limão siciliano
Modo de preparo:
Molho
Amasse um dente de alho no pilão, junto com a salsinha, o manjericão, o tomilho e o orégano. Misture a mostarda de Dijon, as alcaparras, o suco de limão siciliano e o azeite.
Carne
Tempere o filé mignon com sal marinho a gosto com antecedência de pelo menos 1 hora e deixe a carne descansando em temperatura ambiente. Corte um medalhão com cerca de 4 cm de espessura. Em seguida, corte em um bife único, desenrolando como um rocambole. Esquente uma chapa e coloque um fio de azeite, espere esquentar e coloque os bifes para fritar. Após criar um crosta, vire o filé e deixe criar uma crosta até o ponto desejado. Sirva a carne com o molho.

Flor de filé mignon ao molho reduzido de vinho tinto e uma suculenta farofa de castanha de caju
Receita de Alessandro Buzinari, de Araras
Flor de filé mignon
Ingredientes:
3 tiras de filé mignon
3 dentes de alho ralado finamente
Sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
2 colheres de azeite extra virgem
1 xícara de vinho tinto (observação: essa xícara depois será usada para fazer o molho para a carne)
Modo de preparo:
Enrole cada uma das tiras do filé mignon, dando o formato de uma rosa. Ao final, espete palitos de dente para dar firmeza e manter o formato. Em um refratário, coloque as rosas de filé mignon, adicione uma xícara de vinho tinto e deixe descansar na geladeira por 2 horas. Após o descanso, coloque em uma frigideira quente com uma colher de manteiga derretida e dê uma selada na rosas de filé mignon. Logo acrescente o vinho (esse mesmo vinho será utilizado para fazer um delicioso molho) e deixe cozinhar por 5 minutos com a frigideira tampada. Retire as carnes com muito cuidado, coloque-as em um refratário e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido à 180° c por 20 a 25 minutos. Enquanto isso, vá preparando um delicioso molho.
Molho de vinho tinto
Ingredientes:
1 cebola grande
4 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
¼ de xícara (chá) de vinagre balsâmico
2 xícaras (chá) de vinho tinto
2 xícaras (chá) de caldo caseiro de legumes ou de carne
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo:
Corte a cebola e o alho bem finos. Numa frigideira, junte a cebola e o azeite e refogue por 3 minutos, até ficar translúcida. Junte o alho e o alecrim e deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre. Regue com o vinagre balsâmico e quando formar um xarope junte o vinho tinto. Deixe cozinhar até que 2/3 do líquido tenham evaporado, ou seja, o que sobra na panela é 1/3 do líquido. Junte o caldo de legumes e deixe reduzir pela metade. Retire o ramo de alecrim e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte a manteiga e misture vigorosamente.
Farofa de castanha de caju
Ingredientes:
150g de castanha de caju trituradas grosseiramente
1 colher de manteiga sem sal
Sal e pimenta do reino moídas na hora
1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo:
Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo (sempre). Logo acrescente as castanhas de caju trituradas e mecha sempre durante 5 minutos. Deligue o fogo e acrescente o sal e a pimenta-do-reino moídos na hora a gosto. Misture bem e deixe esfriar.
Após ter esfriado, adicione uma colher de mel e misture. Está pronta uma farofa que irá te surpreender com esse prato.

Fraldinha de panela com cravo e canela
Receita de Bruna Mayra Pupin Martins, de Araraquara
Ingredientes:
1 peça de 1kg de fraldinha
300g de bacon Seara picado em cubos
1 dente de alho picado
1 cebola (média) picada
1 tomate picado
1 cenoura (média) picada em cubos
2 colheres (sopa) cheias de extrato de tomate
Pimenta calabresa a gosto
Água quente
Para a marinada da carne
2 dentes de alho amassado
1 cebola Piqué (cebola inteira com +/- 20 cravos da índia espetados com 2 folhas de louro)
Suco de 2 limões
2 canelas em pau
Sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e orégano a gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a carne e com a ajuda de uma faca, faça pequenos furos nela e introduza o bacon dentro deles. Faça por toda a carne, mas guarde um pouco de bacon para o molho. Coloque todos os ingredientes da marinada e misture bem, deixe marinar na geladeira por +/- 2 horas. Depois de marinar a carne, em uma panela de pressão, cubra o seu fundo com óleo e deixe aquecer bem, sele a carne dos dois lados (reserve a marinada que sobrou na tigela). Retire a carne da panela e reserve, descarte o excesso de óleo, frite o bacon que sobrou e o alho, acrescente a pimenta calabresa e volte a carne para a panela. Coloque a marinada que estava reservada com a cebola Piqué e a canela em pau. Acrescente também a cebola picada, a cenoura, o tomate e o extrato de tomate e cubra a carne com água quente. Tampe a panela e depois que pegar pressão, deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Retire a carne, fatie e reserve. Ainda na panela, retire e descarte a cebola Piqué e a canela em pau. Deixe o molho apurar e coloque-o por cima da carne e sirva!

Fraldinha na manteiga com molho cremoso de queijo com cebola caramelizada
Receita de Gustavo de Castro Linzmayer, de São Carlos
Ingredientes:
1,2 kg de fraldinha Friboi
Pimenta-do-reino a gosto
Molho inglês a gosto
1 dente de alho
1 punhado de manjericão
1 punhado de tomilho
Louro
60g de manteiga Itambé para finalizar a carne
30g de manteiga Itambé para caramelizar a cebola
1 caixinha de creme de leite Nestlè
50g de queijo parmesão ralado Italac
1 cebola
1 maço de couve manteiga finamente picada
Sal a gosto
Óleo para fritura
1 papel celofane para assados
60g de bacon Seara
4 fatias de bacon
1 colher (chá) de mostarda
Modo de preparo:
Couve crispy
Aqueça óleo em fogo médio para alto, frite a couve quando o óleo já estiver aquecido, até que fique seca e crocante. Retire do fogo e deixe secar em folha de papel toalha. Coloque uma pitada de sal e reserve.
Cebola caramelizada
Corte a cebola em rodelas, o mais fina possível. Coloque-as em uma frigideira ou panela pequena em fogo baixo, junto com a manteiga. Deixe dourar. Quando começar a grudar no fundo, acrescente um pouco de água e tomilho. Espere começar a grudar no fundo novamente para acrescentar mais água e repetir o processo por entre 30 a 40 minutos, até que a cebola esteja bem caramelizada.
Manteiga temperada
Pique o alho, o manjericão e o tomilho restante. Misture bem com os 50g de manteiga. Reserve.
Carne
Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo e coloque a peça de carne inteira para dourar, em fogo médio, por cerca de 3 ou 4 minutos. Vire a carne e doure dos dois lados. No final, coloque molho inglês, sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e retire a carne. Acrescente meio copo de água na panela e aqueça para deglacear o fundo com carne. Embrulhe a carne e o caldo no papel celofane e coloque em uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 180º c por 1 hora e meia. Reserve o caldo remanescente na assadeira e fatie a peça de carne. Reserve as fatias.
Molho
Corte o bacon em cubos pequenos, sem o couro. Com um fio de óleo e fogo baixo em uma frigideira, coloque as fatias e os cubinhos de bacon, virando-as até que fiquem crocantes. Pique em pedaços menores quatro das oito fatias de bacon. Misture o creme de leite, o queijo, a cebola caramelizada e quanto for necessário de sal. Leve a uma panela pequena em fogo baixo, aquecendo e misturando até que o creme fique bem uniforme. Finalize com a mostarda e o bacon picado.
Finalização
Aqueça a manteiga temperada e um fio de óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Coloque as fatias de fraldinha. Doure dos dois lados. Ao final, regue com um pouco do caldo da assadeira para aguçar o sabor e a suculência. Nos pratos (4, aproximadamente), intercale as fatias de fraldinha com o molho cremoso bem quente. Cada prato deve ter cerca de 2 ou 3 fatias de carne. Na última fatia de carne de cada prato, ao invés de mais creme, coloque uma fatia de bacon já frito para finalizar. Decore os pratos com a couve crispy ao redor da carne.

Fraldinha trançada na cama de farofa e creme de abóbora cabotiá
Receita de Anaíde de Fátima Barbosa Rezende, de Franca
Fraldinha
Ingredientes:
1 peça de fraldinha Friboi
2 dentes de alho
1 cebola ralada
1 colher de alecrim
Pimenta e sal a gosto
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cenoura média
Modo de preparo:
Tempere a fraldinha com o alho, cebola, alecrim, pimenta e sal. Corte em três tiras e vá trançando até o final. Pegue os pimentões e a cenoura, corte em tiras finas e vá intercalando na trança. Deixe descansar por 3 horas. Em seguida, coloque o papel alumínio e leve para o forno por 40 minutos. Depois, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 20 minutos. Está pronta!
Farofa
Ingredientes:
½ pacote de farinha de mandioca
½ pimentão vermelho
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
1 cebola ralada
1 dente de alho
2 colheres de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com a manteiga e adicione a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente os pimentões picados em cubinhos pequenos, a farinha e o sal a gosto. Misture e está pronta!
Creme de abóbora cabotiá
Ingredientes:
1 abóbora cabotiá
1 caixa de creme de leite Nestlé
1 copo de requeijão Nestlé
1 pacote de filé de frango Copacol
100 gramas de muçarela Italac
1 cebola ralada
2 dentes de alho
Pimenta, cheiro verde e sal a gosto
Modo de preparo:
Lave a abóbora, abra uma tampa e retire as sementes. Coloque a abóbora dentro de uma panela com água e deixe cozinhar. Depois de cozida, retire toda a polpa da abóbora e transfira para uma panela em que já esteja refogado o peito de frango com alho, cebola, pimenta e sal. Depois, coloque o requeijão e o creme de leite. Adicione a muçarela no final. Volte com esse creme para dentro da abóbora e decore com cheiro verde. Bom apetite!

Maminha assada ao molho de cebola e agrião
Receita de Daniela Gomes da Silva Araujo, de Jaguariúna
Ingredientes:
1 peça de maminha Friboi (descartar as gorduras)
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto
4 cebolas médias
1 pimenta dedo-de-moça picada, sem as sementes
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
1 maço de agrião (higienizado e seco)
Modo de preparo:
Em uma forma de alumínio, coloque a peça de maminha e tempere com sal a gosto. Distribua a margarina sobre a carne. Repita o processo dos dois lados da carne. Descasque as cebolas e corte-as em 4 pedaços. Acomode-as na forma, ao lado da carne. Cubra a forma com papel alumínio, lado espelhado para dentro e leve ao forno pré-aquecido a 200° de 50 a 60 minutos. Destampe a forma com cuidado para não se queimar com o vapor. Transfira o caldo que se formou e as cebolas para o liquidificador. Volte a forma destampada para o forno, para dourar a carne enquanto prepara o molho. Acrescente a farinha de trigo e a pimenta no liquidificador. Bata bem até triturar bem a pimenta. Coloque a mistura do liquidificador em uma panela antiaderente e leve ao fogo médio por 4 minutos apenas para cozinhar a farinha de trigo e engrossar um pouco. Teste o sal. Transfira para uma molheira.
Montagem:
Em um prato grande de servir, distribua o agrião. Retire a carne do forno, fatie-a e disponha no centro do prato, sobre o agrião. Regue um pouquinho do molho sobre a carne. Sirva quente e bom apetite!

Medalhão de carne moída com ervas
Receita de Silvana Jayme Montanher, de São Carlos
Ingredientes:
½ k de carne moída
1 pacote de creme de cebola
1 ovo
1 colher (café) de ervas finas desidratadas
6 fatias de bacon
4 colheres (sopa) de azeite
6 rodelas de limão
100g de margarina sem sal
1 colher (café) de salsa desidratada
1 colher (café) de cebola em pó
1 colher (café) de alho em flocos
1 colher (café) de orégano
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de amido de milho
½ copo de água
1 pitada de sal
Palitos para prender o medalhão
Modo de preparo:
Tempere a carne com o creme de cebola, o ovo e as ervas finas e modele como medalhão. Coloque o bacon em volta e prenda com o palito. Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite e frite 3 medalhões de cada vez em fogo baixo até dourar. Depois que todos estiverem dourados, volte para a panela e abaixe o fogo. Acrescente o shoyu, o amido de milho e a água e cozinhe em fogo baixo até que os medalhões estejam prontos. Tempere a margarina com a salsa, a cebola em pó, o alho em flocos, o orégano, a noz moscada e a pimenta calabresa. Sirva os medalhões ainda quentes com uma fatia de limão e a manteiga de ervas por cima.

Medalhão de peixinho ao molho madeira com champignons
Receita de Robertclei Silveira Campos, de Cravinhos
Ingredientes:
Do medalhão
1 peixinho Friboi 1953
Sal a gosto
Azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho triturado
Do molho madeira
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
½ cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento
100 ml de vinho madeira ou vinho tinto seco
500 ml de caldo de carne ou 1 cubinho de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água fervente
100 g de mini champignon
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Do medalhão
Para fazer medalhão de peixinho, tempere com azeite, alho, pimenta-do-reino e sal a gosto. Coloque manteiga em uma frigideira em fogo médio deixe a carne por 4 minutos de cada lado. Reserve.
Do molho madeira
Numa panela, em fogo médio, derreta a manteiga e em seguida refogue a cebola e o alho. Assim que a cebola murchar, vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e misture sem parar. Em seguida, adicione o vinho madeira e misture bem. Acrescente o caldo de carne, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem até dissolver bem a farinha e o molho ficar bem encorpado. Desligue o fogo e peneire o molho para retirar os pedacinhos de cebola e de alho. Leve o molho novamente ao fogo baixo, adicione o champignon e misture por mais 2 minutos.
Monte o prato com risoto de parmesão e sirva.

Medalhões de filet mignon suíno Seara ao molho de laranja
Receita de Evaldo Fernandes, de Piracicaba
Ingredientes:
1 pacote de filet mignon suíno Seara (800grs)
500ml de suco de laranja
1 banana nanica ou de sua preferência
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1 talo de salsão picado
1 colher (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (café) de molho de pimenta de sua preferência (opcional)
Cebolinha picada para finalizar
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos ou até que fique homogêneo. Coloque os medalhões em uma travessa com tampa e cubra com a marinada. Deixe marinando de 2 a 12 horas. Retire os filés e deixe escorrer em uma peneira. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite ou óleo e grelhe os filés de 3 a 4 minutos de cada lado e, se necessário, nas laterais. Reserve em forno pré-aquecido. Despeje a marinada na frigideira e deixe reduzir em fogo bem baixo por 15 a 20 minutos, mexendo sempre. Distribua os filés em uma travessa e cubra parte deles com o molho de laranja, finalizando com cebolinha picada.

Polpetone de feijão recheado com carne seca e pinhão
Receita de Cristina Sumiko Sato, de Campinas
Ingredientes:
Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
1 caixa de carne seca curada desfiada Friboi
150g de pinhão em conserva picado
½ cebola grande bem picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes bem picadinha
1 tomate sem pele e bem picadinho
2 colheres (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Massa de polpetone
8 xícaras (chá) de feijão carioca Broto Legal cozido, escorrido e passado no espremedor de batatas
1 caixa de bacon em fatias gourmet Seara picadinho
1 pacote de linguiça fininha Seara bem picadinha ou triturada no processador
½ cebola grande bem picada para o refogado
½ cebola grande picada em cubos para a massa
2 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado.
Farinha de trigo, ovos, farinha Panko e óleo para fritar.
Modo de Preparo:
Recheio
Refogue a cebola e o alho até dourar, acrescente a pimenta e o tomate e refogue. Acrescente o pinhão e a carne seca, tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e acrescente a salsa e reserve.
Polpetone
Numa panela, coloque para fritar no azeite o bacon com a linguiça, deixe dourar levemente, acrescente a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Desligue o fogo. Na massa do feijão, acrescente o refogado de bacon e linguiça, a cebola em cubos e o cheiro verde, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture até ficar uma massa homogênea. Pegue uma porção da massa, em torno de 2 colheres de sopa, recheie com a carne seca refogada e modele o polpetone. Empane na farinha de trigo, ovo e farinha Panko e frite em óleo quente até dourar. Sirva.

Quibe de forno recheado com muçarela e creme de yogurt
Receita de Aline Cristina de Oliveira Mancilha, de Ribeirão Preto
Ingredientes:
Quibe
500g de quibe
500g de carne moída
500g de muçarela ralada
100g de creme de cebola
50g de queijo parmesão ralado Italac
1 pimenta dedo de moça sem semente em cubos
½ cebola em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
Sal, cebolinha e hortelã a gosto
Molho
1 fio de azeite
1 colher (chá) de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
300 ml de creme de leite Nestlé
Sal e hortelã a gosto
200 g de iogurte natural desnatado
Modo de preparo:
Quibe
Hidrate o trigo para quibe com a água morna por 2 horas, escora em uma peneira logo em seguida e reserve. Em um bowl, reúna a carne moída com a pimenta dedo de moça e a cebola. Junte o sal, o creme de cebola, o azeite e o trigo para quibe e misture bem. Acrescente a hortelã e a cebolinha picada e torne a misturar mais um pouco. Reserve.
Molho
Em uma panela, coloque o azeite e o alho. Junte a farinha de trigo e o leite e deixe formar um creme. Adicione o iogurte, o creme de leite e misture bem. Junte a hortelã picada e o sal e mexa bem. Desligue o fogo e deixe amornar.
Montagem:
Coloque em uma forma de teflon ou de vidro uma camada de quibe, uma camada de molho de yogurt e a muçarela ralada. Coloque mais uma camada de quibe, regue com azeite e acrescente a muçarela e o parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos a 180°C. Retire o quibe do forno, corte em pedaços e sirva com o molho reservado de yogurt. Caso deseje, regue com azeite aromatizado com hortelã e limão galego.

Rocambole de Carne
Receita de Karina Pínola Costa Castagna, de Campinas
Ingredientes:
500g de carne moída Friboi
1 tomate
½ cebola
3 colheres cheias de sopa de cebola Nestlé
6 fatias de presunto Seara
130g de muçarela Italac
7 fatias de bacon Seara
3 colheres de cebolinha picada
Pimenta-do-reino
Sal
Modo de preparo:
Tempere a carne moída com a sopa de cebola e a cebolinha picada e misture. Faça uma mistura com o tomate e cebola picadinhos e tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e tomilho seco ou qualquer outra erva de sua preferência. Coloque duas folhas grandes lado a lado de papel filme na pia e coloque fatias de bacon lado a lado. Abra a carne em cima das fatias de bacon, tentando deixar um formato retangular. Quando estiver bem aberto, acrescente as fatias de presunto, faça uma camada em cima do tomate com a cebola e, por cima, coloque a muçarela ralada. Enrole a carne com ajuda do papel filme, como um rocambole e coloque uns 20 min no freezer para deixar mais estruturado. Então, retire o papel filme, unte uma assadeira com óleo e coloque o rocambole no forno a 180º c por 45 minutos. Como depende de cada forno, o mais aconselhável é ir olhando de vez em quando. Pronto! Seu rocambole está lindo para ser servido.
Quer saber mais sobre o Tá Combinado? Acompanhe as notícias e novidades pelo site.