Veja as receitas de sobremesas do concurso Tá Combinado


Seis preparos doces estão entre os selecionados para as semifinais do projeto; agora é sua vez de reproduzi-los em casa. O concurso Tá Combinado, que está agitando as regiões de três áreas de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos), instigou as pessoas que gostam de cozinhar a colocar a mão na massa. Ao longo de cinco semanas foram mais de mil receitas inscritas e nas etapas de votação popular, juntas, elas receberam 1,3 milhão de votos.
Tem sugestões para o dia a dia, para o fim de semana em família e até para ocasiões especiais. Veja as receitas de sobremesas que passaram pelas semifinais e faça também as melhores combinações de ingredientes na sua casa. Agora é com você!

Affogato de Frutas Vermelhas
Receita de Gisele Maria Martins Jacinto, de Franca
Ingredientes:
Para a Calda de Frutas Vermelhas
300g de frutas vermelhas congeladas
100gr de açúcar demerara Guarani
Modo de preparo:
Cozinhe as frutas com o açúcar até reduzir pela metade. Deixe esfriar.
Para o Café (forte)
20g de café para coar Nescafé Origens (São Sebastião do Paraíso)
200ml de água
Modo de preparo:
Aqueça a água bem quente e coe o café. Reserve.
Ingredientes para montagem:
70g de calda de frutas vermelhas
2 bolas grandes de sorvete de creme Nestlé
50ml de café coado
3 biscoitos Chocobiscuits Nestlé
3 a 4 pimentas rosa para decorar
Hortelã fresco para decorar
Montagem:
Numa taça de sobremesa, coloque no fundo a calda de frutas vermelhas e sobre ela coloque o sorvete. Adicione o café quente e decore com os Chocobiscuits, pimenta rosa e hortelã. Sirva imediatamente.

Bolo de feijão Broto Legal com sorvete de creme Nestlé
Receita de Aparecida Fátima Gomes Basso, de Sumaré
Ingredientes:
Bolo
1 copo de feijão cozido sem tempero
4 ovos
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
2 copos de açúcar não muito cheios
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
1 caixa de creme de leite Nestlé
1 barra de chocolate meio amargo Nestlé de 90 gramas
2 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé
Modo de preparo:
No liquidificador, bata o feijão e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas com açúcar e a margarina até ficar bem homogêneo. Acrescente a farinha de trigo e o feijão batido aos poucos. Desligue a batedeira, acrescente as claras em neve e o fermento e mecha delicadamente. Unte uma assadeira de 25×37 cm com margarina, polvilhe farinha de trigo e leve o bolo para assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180º c. Para a cobertura, derreta a barra de chocolate Nestlé em banho-maria, adicione o creme de leite e o chocolate em pó. Mecha até ficar homogêneo. Assim que o bolo estiver assado, coloque a cobertura sobre o bolo e sirva com sorvete de creme Nestlé.

Banoffe de banana e ChantiNinho® com nozes
Receita de Carlos Rogério Martins, de Campinas
Ingredientes:
Massa Base
400 g de farofa de bolacha triturada tipo maisena
200 g de manteiga (Itambé) sem sal derretida
1 pitada de sal
50 g de nozes trituradas com a bolacha
Recheio
2 latas de leite condensado Itambé cozidas na panela de pressão até o ponto de doce de leite (mais ou menos 45 minutos depois que a panela pegar pressão).
6 a 8 bananas prata ou nanica (a da sua preferência) cortadas em rodelas.
100 g de nozes picadas grosseiramente
Cobertura de ChantiNinho®
300 ml de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de leite Ninho®
4 colheres (sopa) de açúcar
Decoração
Chocolate em pó, raspas de chocolate meio amargo ou ao leite e nozes
Modo de preparo:
Doce de leite
Em primeiro lugar, coloque as 2 latas de leite condensado na panela de pressão, cubra as latas com água e deixe cozinhar por + ou – 45 minutos depois de apitar. Desligue a panela e com ela ainda tampada deixe sair todo o vapor da pressão antes de abrir. Deixe esfriar totalmente antes de abrir a lata para usar.
Base da Torta
Depois faça e monte a base da torta triturando 400 g de bolacha no liquidificador e 50 g de nozes. Misture a essa farofa de bolacha triturada com nozes 200 g de manteiga derretida no micro-ondas e 1 pitada de sal. Misture tudo até formar uma massa. Então, espalhe a base da torta pelo fundo e laterais de uma assadeira redonda (26 cm e com fundo removível). Leve ao forno pré-aquecido a 180°c por cerca de 15 minutos. Deixe para cortar as bananas na hora da montagem.
Chantininho
Coloque direto na tigela da batedeira 300 ml de creme de leite fresco gelado com açúcar e o Leite Ninho. Bata até o ponto de chantilly.
Montagem:
Sobre a base da torta já fria, espalhe o doce de leite. Sobre ele, coloque as rodelas de banana e cubra-as com o ChantiNinho®. Por último, decore com chocolate em pó, raspas de chocolate e nozes. Deixe na geladeira por mais ou menos 2 horas e bom apetite!

Cheesecake de chocolate de chocolate branco com ganache e pralinê de amêndoas
Receita de Renne Vedrossi, de Valinhos
Ingredientes:
Base
2 pacotes de biscoito de leite maltado
60 g de manteiga
Creme
400 g de cream cheese
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite Nestlé de caixinha
130g de nata
3 ovos
180g de chocolate branco
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de extrato de baunilha
Ganache
90g de chocolate branco
70g de creme de leite Nestlé
Praliné
50g de amêndoas em lascas
100g de açúcar
Modo de Preparo:
Base
Triture os biscoitos em um processador e misture a manteiga derretida até virar uma farofinha molhada. Coloque em uma forma de fundo removível de 22 cm e prense somente na parte do fundo. Coloque no forno pré-aquecido em 180º c por 10 minutos. Coloque no congelador e vá preparar a próxima etapa.
Creme
Em uma batedeira, coloque o cream cheese em temperatura ambiente, bata em velocidade média até ficar mais cremoso, acrescente o leite condensado e continue batendo, acrescente a nata e continue batendo, acrescente o creme de leite e continue batendo, acrescente os ovos e continue batendo, acrescente o chocolate branco derretido e continue batendo. Por último, acrescente o amido de milho e bata por mais 2 minutos em velocidade máxima. Coloque por cima da base de biscoito e leve ao forno a 180º c em banho-maria por 1 hora. Depois de uma hora, desligue o forno, abra a porta um pouquinho e deixe mais uma hora lá dentro esfriando.
Depois, leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas, mas melhor se for de um dia para o outro.
Ganache
Derreta o chocolate branco no micro-ondas e misture com o creme de leite. Coloque na geladeira por 20 minutos e espalhe por cima da cheesecake.
Praliné
Derreta o açúcar até o ponto de caramelo, acrescente as amêndoas e misture. Coloque sobre uma superfície de silicone e deixe esfriar. Com uma faca, quebre e corte os pedacinhos até virar um craquelado. Depois, decore a cheesecake com frutas de sua preferência e o praliné.
A cheesecake está pronta e decorada e deve ser servida gelada. Bom Apetite!

Galette de maçãs com sorvete
Receita de Valesca Diana, de Piracicaba
Ingredientes:
Para a massa
350g de manteiga sem sal
450g de farinha de trigo branca sem fermento
25g de açúcar
10g de sal
155 ml de água gelada
Para o recheio
350g de maçã verde Granny Smith
100g de uva passa, ou completar com mais maçã
125g de açúcar
Pitada de sal
3 colheres (sopa) de polvilho ou amido de milho
¾ de colher (chá) de canela
Raspas de um cítrico (limão ou laranja)
15g de manteiga derretida
Para assar
Para a base da torta
30g de açúcar misturado com 10g de amido de milho
1 ovo para pincelar
Açúcar para polvilhar a massa
Para servir
Sorvete de sua preferência. A sugestão é do sabor de chocolate branco.
Modo de preparo:
Separe os ingredientes. Pique a manteiga em cubos para facilitar na hora de incorporar a farinha. Guarde os ingredientes na geladeira. É importante que estejam bem gelados, incluindo a farinha de trigo. Incorpore a manteiga na farinha e quando estiver parecendo uma farofa, adicione a água gelada. Não sove a massa para que não ative o glúten. Somente incorpore sem mexer muito. Isso fará com que a massa fique crocante. Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos envolta em plástico filme na geladeira. Enquanto isso, descasque as maçãs e reserve em água com limão para que não escureçam. Pique-as em fatias finas. Coloque as maçãs picadas em uma vasilha e tempere com canela, açúcar, raspas do cítrico, pitada de sal e o amido de milho. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, até que fique com meio centímetro de espessura. Leve a massa aberta a uma assadeira untada com manteiga. Misture o amido de milho com o açúcar e distribua sobre a massa antes de acrescentar o recheio. Coloque as fatias de maçã enfileiradas sobre a massa, deixando um espaço para dobrar as bordas. Coloque as uvas passas e pincele a manteiga derretida. Dobre as bordas da massa, pincele o ovo batido nas bordas e polvilhe o açúcar sobre a mesma. Leve para assar no forno pré-aquecido a 200⁰c e asse nessa temperatura por 1h30 até que fique cozida e dourada. Depois de assada, retire do forno e sirva ainda quente com o sorvete de sua preferência. Recomendo de chocolate branco ou baunilha. Aproveite!
Tempo de preparo: 2h30min
Rende 10 porções

Torta paulista de amendoim com doce de leite
Receita de Elisângela Patrícia Tanque Medina, de Limeira
Ingredientes:
1 litro de leite Italac
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado Italac
2 caixinhas de creme de leite Italac
2 gemas
12 gotas de essência de baunilha
1 pacote de bolacha maisena
250g de amendoim sem casca e sem sal
400g de doce de leite
Modo de Preparo:
Do creme
Adicione em uma panela o leite frio e depois dissolva o amido de milho. Em seguida, adicione o leite condensado, o creme de leite, as gemas e as gotas de baunilha. Leve ao fogo médio e mexa até virar um creme.
Montagem do doce:
Em um refratário grande, você vai fazer camadas. Inicie o fundo com uma camada de creme, em seguida, uma camada de bolacha, depois de creme e uma de amendoim. Repita mais uma ou duas vezes, dependendo da altura do seu refratário. Para finalizar, depois da última camada de amendoim, faça uma camada com o doce de leite e polvilhe o amendoim para enfeitar. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.
Quer saber mais sobre o Tá Combinado? Acompanhe as notícias e novidades pelo site.