Vendas online crescem 22,2% em Campinas no primeiro bimestre de 2021, diz Acic


Pesquisa mostra que comércio movimentou R$ 154 milhões no período, contra R$ 126 milhões nos dois primeiros meses de 2020. Pandemia fez com que comerciantes explorassem novas formas de vender. Vendas pela internet têm aumento de 22,2% nos dois primeiros meses do ano em Campinas
Campinas (SP) registrou um aumento de 22,22% nas vendas pela internet no primeiro bimestre de 2021, segundo levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial (Acic). A pesquisa mostra que o comércio movimentou R$ 154 milhões no período, contra R$ 126 milhões nos dois primeiros meses de 2020.
Quando comparados os meses de janeiro a dezembro de 2019 com o mesmo período de 2020, o aumento nas vendas online chega à porcentagem de 60%, passando de R$ 380 milhões em faturamento para R$ 608 milhões, respectivamente.
Reinvenção
Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, o uso das redes sociais trouxe novas possibilidades para o mercado, fazendo com que lojas de diversos segmentos reinventassem a forma de se relacionar com os consumidores. Déborah Santana, que vende produtos voltados ao mundo materno, teve que explorar novos caminhos para garantir as vendas.
“Os clientes vinham até mim, e como eu trabalho com um público de mães, com bebês pequenos, eles vinham, marcavam horário, entravam em casa, eu mostrava todos os produtos… agora, não. É tudo pelo celular”, conta a empreendedora.
Com as restrições e medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus, Déborah teve que readaptar a forma como abordava o público. “Às vezes eu faço post do meu próprio produto, dicas, às vezes lives com alguns parceiros também. […] Estou vendendo uns 40% a mais”, estima.
Empreendedora estima aumento de 40% nas vendas após fortalecimento de plataformas virtuais
Reprodução/EPTV
Estratégias de vendas
“Quem não é visto, não é lembrado”. É assim que a especialista em mídias sociais Paula Araújo define a importância da presença online para aumentar o faturamento. Para ela, a aproximação virtual entre empresa e cliente é essencial.
“Se você não começar a usar as redes sociais hoje, você vai ficar para trás, porque o seu concorrente vai utilizar. […] O que muitas empresas pecam nesse momento é não entender o público-alvo e, a partir daí, você consegue fazer toda a estratégia de comunicação do seu negócio”, afirma.
Especialista dá dicas de como usar ferramentas online para ajudar nas vendas
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.