Vigilância autua varejão em Campinas por descumprir regras sanitárias; multa é de R$ 3 mil


Fiscalização realizada nesta terça-feira (23) percorreu seis bairros do município. Agentes encontraram clientes e funcionários sem máscara no hortifruti. Foto de ação de fiscalização e conscientização da Vigilância Sanitária de Campinas (SP) em maio de 2020
Alle Barbi/Prefeitura de Campinas
A Vigilância Sanitária de Campinas (SP) autuou um varejão de hortifruti por desrespeitar as regras sanitárias recomendadas para evitar o contágio pelo coronavírus durante uma fiscalização na tarde de terça-feira (23). O estabelecimento pode ser obrigado a pagar multa de até R$ 3.030,88.
No local, os fiscais encontraram funcionários e clientes sem máscara. Além disso, não estava sendo feito o controle de fluxo de pessoas no interior do estabelecimento, aumentando o risco de aglomeração de clientes durante as compras, informou o órgão.
A ação também passou por duas clínicas médicas, no Centro e no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e por uma barbearia, mas os três locais estavam dentro das regras previstas, estando a barbearia fechada como é determinado no decreto.
Bairros fiscalizados
Jardim Flamboyant
Jardim das Oliveiras
Sítio Recreio Gramado
Jardim Nova Europa
Jardim Conceição
Alto da Barra
Os fiscais monitoraram locais que haviam sido denunciados, como padarias, restaurantes e cafeterias, mas nenhuma infração foi registrada. Ao passar por estabelecimentos de funcionamento obrigatório, é feita a orientação para reforço das medidas de segurança.
Moradores podem fazer denúncias a respeito de infrações nos telefones 156 ou 153. A Vigilância Sanitária reforça a importância do uso correto das máscaras, assim como o álcool em gel, lavar as mãos sempre que possível e evitar aglomerações.
VÍDEOS: veja tudo sobre a região de Campinas
00:00 / 24:04
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.