Vinhedo obriga proprietários a removerem carros abandonados em ruas e prevê multa de R$ 8,5 mil


Prefeitura tomou decisão após aumento no número de reclamações dos moradores. Administração relatou dificuldades para achar os donos. Prefeitura de Vinhedo notifica proprietários de carros abandonados nas ruas
Após aumento no número de reclamações de moradores, a Prefeitura de Vinhedo (SP) começou a notificar os donos de veículos abandonados em vias públicas da cidade. A administração deu prazo de sete dias para a retirada dos automóveis e, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa no valor de R$ 8,5 mil.
O levantamento de veículos abandonados foi feito durante um patrulhamento da Guarda Municipal pelas regiões da cidade. Os carros notificados recebem um selo da prefeitura, mas, de acordo com o Secretário de Transportes, José Ricardo Trevisan Arantes, existe uma dificuldade para localizar os responsáveis pelos veículos.
Além disso, o secretário explica que os automóveis não podem ser retirados pela própria prefeitura. “Infelizmente a lei não nos permite isso, o Código de Trânsito Brasileiro. A partir do momento que o veículo está regularmente estacionado na via pública, sem a existência de placas proibitivas nós não temos o poder para fazer essa recolha”, disse.
A população da cidade reclama que, além da poluição visual, ainda há riscos à saúde pública. Segundo o técnico em química Gabriel da Silva, os carros também atrapalham a circulação das pessoas na rua. “O acúmulo de sujeira atrapalha a beleza da cidade. Precisa retirar esses carros e deixar esse espaço livre para a gente poder utilizar”, afirmou.
De acordo com a administração municipal, apenas com a divulgação da ação no site da prefeitura muitos veículos já foram retirados das ruas da cidade.
Prefeitura de Vinhedo (SP) notifica donos de veículos abandonados em vias públicas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas