Você sabe 'onde o vento faz a curva'?


Pescaria no litoral de Santa Catarina mostra ponto interessante envolvendo as mudanças climáticas no continente; Aventura atrás de anchovas é oportunidade de conhecer um cenário de revolução, além de tesouros arqueológicos. Conheça um paraíso histórico em Santa Catarina.
Toni Mendes/TG
Com certeza você já ouviu falar da expressão: “onde o vento faz a curva”, que indica um endereço bem longe. No litoral de Santa Catarina a equipe do Terra da Gente encontrou esse lugar, onde o vento frio do sul trava uma “batalha” com as camadas de ar quente que vêm da região nordeste do país. Dependendo de quem leva a melhor, o vento literalmente muda de direção.
Pelo caminho, ainda conhecemos um dos faróis mais potentes do Brasil em atividade, que fica no Cabo de Santa Marta, ao lado de uma comunidade de pescadores. Descobrimos ainda, tesouros arqueológicos encobertos pela areia. São sambaquis, com mais de cinco mil anos, formados por conchas, ossos de mamíferos e objetos de arte dos primeiros povos que habitaram a região.
Você conhece a anchova?
Toni Mendes/TG
Ao lado de antigos casarões na cidade de Laguna, no litoral catarinense, pescamos em um cenário histórico, onde a revolucionária Anita conheceu o guerrilheiro italiano, Giuseppe Garibaldi. O encontro foi durante a tomada do antigo porto da cidade, durante a Revolução Faroupilha. Os dois se apaixonaram e seguiram lutando por independência. Além de uma participação importante na revolução feita no sul do Brasil, Anita teve um papel de destaque no processo de unificação da Itália, por isso ficou conhecida como: “A heroína dos dois mundos”.
É na Baía de Santo Antônio dos Anjos, onde os dois se encontraram, que nossa equipe parte atrás de um peixe que garante muita ação na pescaria: a anchova.
Para fisgá-las vamos mostrar a eficiente técnica com isca jumping jig. “Ela tem esse nome porque vem pulando e a gente faz um movimento batendo no fundo. Acaba levantando areia e atraindo a anchova. É como se a isca fosse um peixinho debilitado, nadando na vertical. Funciona muito bem”, explica o guia de pesca, Carlos Utiama.
Nossa equipe não está sozinha nessa pescaria, é acompanhada de perto por golfinhos, que dão um toque de “poesia” a essa pescaria cheia de história, aventura, peixes e belezas naturais. Confira essa aventura completa neste sábado (15/05), às 14h, na EPTV.