Voluntários distribuem absorventes para mulheres carentes em bairros de Campinas


Ação organizada pelo coletivo Mulheres pela Justiça reuniu 30 pessoas e distribuiu 10 mil pacotes com os produtos de higiene. Coletivo doa absorventes para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade em Campinas
Uma ação organizada pelo coletivo ‘Mulheres pela Justiça’ reuniu 30 voluntários para distribuir absorventes a mulheres carentes de Campinas (SP). Pelo menos 10 mil pacotes foram organizados para distribuição.
Com um carro de som, o grupo percorreu 12 bairros periféricos da metrópole. As caixas com os produtos de higiene foram entregues para os líderes das comunidades.
Cofundadora do projeto, a advogada Thaís Cremasco destacou a importância da ação. “A pobreza menstrual é mais uma dor da mulher brasileira, que muitas vezes não tem absorvente para ir à escola ou ao trabalho.”
Pelo menos 20 caixas com os itens foram entregues para a líder comunitária Vanessa Sigalla. Os absorventes devem beneficiar cerca de 200 mulheres do Jardim Campineiro.
“Já aconteceu vários casos aqui que muitas adolescentes deixaram de ir à escola porque não tinham absorvente para usar. É muito triste saber que ainda existe na nossa sociedade famílias que não tem condição de comprar um absorvente”, disse Vanessa.
Os itens de higiene também foram destinados para instituições e organizações da região, como o coletivo “Eu me importo”, de Piracicaba (SP), que há anos coleta kits para moradoras carentes.
A coordenadora do projeto, Soraia Alves, agradeceu a doação. “A gente vive de doação, e este é um item considerado de luxo, altamente taxado que é muito difícil chegar nas comunidades”.
Caravana percorreu bairros de Campinas (SP) e também distribuiu itens para o coletivo “Eu me importo”, de Piracicaba (SP).
Reprodução/EPTV1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.