NoticiasComo a assertividade no ambiente de trabalho pode ser...

Como a assertividade no ambiente de trabalho pode ser útil ao profissional?

-

Você já sentiu dificuldade em expressar sua opinião ou dizer não no ambiente de trabalho? Na percepção de Mailon de Lara Vaz, empresário e CEO do Grupo 1One, essa retração é muito comum em profissionais de distintos cargos do meio corporativo. Contudo, sabia que é possível expressar seus sentimentos, opiniões e vontades sem uma comunicação agressiva e que invada o espaço do outro?

A habilidade que permite essa ação é a postura assertiva. No parecer do empresário Mailon de Lara Vaz, a assertividade no ambiente de trabalho é um aspecto fundamental para os profissionais do mercado de trabalho e, por isso, tem se tornado um diferencial muito almejado pelas corporações.

A assertividade no ambiente de trabalho

Diferente do que muitos imaginam, a assertividade no ambiente de trabalho não está voltada para estar correto em relação a alguma questão. Pelo contrário, o empresário Mailon de Lara Vaz esclarece que se trata de um termo voltado para as relações interpessoais, se relacionando diretamente com a postura comportamental da pessoa em situações profissionais cotidianas. 

Uma pessoa que mantém a postura assertiva é aquela que consegue se posicionar de maneira clara e transparente, se comunicando e transmitindo sua visão sem brigar, constranger ou ofender o interlocutor. Por isso, quando uma pessoa consegue se comunicar sem invadir o espaço do próximo, ela está adotando um comportamento assertivo.

Dessa maneira, o CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, explica que o profissional que desenvolve a assertividade no ambiente de trabalho precisa aprimorar suas soft skills, isto é, suas habilidade comportamentais que darão base para o comportamento assertivo que será aplicado na rotina profissional, são elas: gestão de tempo; liderança; ética profissional; comunicação; atitude colaborativa e flexibilidade.

Além do mais, o profissional que atua com assertividade no ambiente de trabalho tem também a capacidade de trabalhar a inteligência emocional, pois consegue controlar seus sentimentos e se comunicar com clareza, transmitindo uma mensagem tranquila e de respeito, e a empatia, por expor suas ideias sem desrespeitar ou interferir no espaço do próximo, compreendendo também o seu ponto de vista.

Sendo assim, o empresário Mailon de Lara Vaz compreende que esse profissional é, por consequência, destaque no mercado, uma vez que possui um dos atributos estratégicos mais almejados atualmente. Isso porque, independente do cargo que ocupe, o mundo corporativo vem exigindo que seus profissionais tenham atitudes assertivas para atuarem no cotidiano da empresa.

Noticias Recentes

Preparo versátil e simples, o tofu empanado frito é o prato ideal para você

Dentre os pratos especiais para certas ocasiões, as porções tendem a ser as favoritas de muitos, não é mesmo?...

Receitas veganas fáceis almoço: Flavio Giusti apresenta as melhores e mais saborosas opções

Você sabia que ser vegano não é uma tarefa tão difícil como afirmam por aí? Pois é, e nós...

Fios de sustentação: tecnologia famosa de harmonização facial capaz de rejuvenescer sua pele

Para o Dr. Daniel Dias Machado — biomédico esteta como especialização e graduado na tríade da saúde: psicologia, enfermagem...

Incerteza da economia brasileira aumenta em maio, aponta FGV/Ibre

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre),...

Fiocruz: Covid-19 representa 59,6% dos casos de síndrome respiratória grave no país

A nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (1º), aponta para o crescimento...

TSE autoriza que partidos recolham doações de pessoas físicas por Pix

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (31), a ampliação do uso do Pix nas eleições...

Leitura obrigatória

Covid-19: estudo aponta um sintoma ‘altamente provável’ da doença

A perda do olfato configura como um sintoma altamente...

Covid-19: Jovens devem esperar até 2022 para serem vacinados, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde afirmou que os jovens...

você também pode gostar Relacionados
Recomendado para você