Conheça a história do famoso Ford Maverick

Fernando Siqueira Carvalho é um grande admirador de veículos antigos, principalmente do clássico Ford Maverick. Apesar da história do veículo ter sido curta, o modelo chama muita atenção até os dias atuais. Saiba mais:

O Maverick foi uma criação norte-americana que buscava oferecer um automóvel econômico, barato e compacto que impedisse que os modelos europeus e japoneses continuassem a crescer no mercado. Fernando Siqueira Carvalho conta que o modelo foi apresentado ao público em 1969, custando cerca de U$2000 dólares, em 15 cores disponíveis. Tratava-se de um cupê de modelo pequeno, possuinte de um motor dianteiro com tração traseira.

Fernando Siqueira Carvalho revela que o motor ganhou o motor V8 de 302 polegadas em 1971, oferecendo melhor dirigibilidade e possuindo uma mecânica semelhante à de seus antecessores (como Mustang e Falcon).

Chegou a ser considerado o modelo anti-fusca que tiraria clientes da Volkswagen, tendo, apenas em seu primeiro ano, vendido aproximadamente 579.000 unidades.

Em 1972, duas versões foram apresentadas:

Maverick Sprint;

Segundo Fernando Siqueira Carvalho, o modelo ficou conhecido por conta de sua pintura branca e faixas azuis com detalhes vermelhos, também em seu interior.

Maverick LDO;

A opção de luxo contava com bancos reclináveis, revestimento que se assemelhava a madeira, tapetes de tecido, teto revestido com vinil, pneus radiais e calotas (a qual a cor era escolhida pelo cliente).

Fernando Siqueira Carvalho revela que o modelo chegou no Brasil em 1973, competindo diretamente com o Opala.

No geral, a produção se encerrou em 1979. Fernando Siqueira Carvalho informa que a Ford, desde então, nunca lançou outro modelo esportivo com motor V8 no Brasil, havendo apenas o Mustang importado.

O clássico Ford Maverick encanta muitos até os dias atuais, sendo um dos carros mais procurados no mercado de carros antigos, contando com preços bem altos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui