SaúdeCovid-19: Brasil registra primeiro caso de infecção em gatos

Covid-19: Brasil registra primeiro caso de infecção em gatos

-

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, registrou o primeiro caso de Covid-19 em um animal no Brasil. Uma gata com menos de um ano de idade contraiu o novo coronavírus em uma festa de família, em que outras seis pessoas também acabaram infectadas. O diagnóstico inédito do animal foi confirmado após o teste PCR feito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) dar positivo.

Outro gato e um cachorro, que também estavam no ambiente da reunião familiar, também apresentaram um diagnóstico positivo. Os resultados porém foram considerados inconclusivos, já que a carga viral dos dois animais era muito pequena.

A contaminação da gata abre um debate sobre a possibilidade de humanos infectarem seus animais de estimação. Ainda há poucos estudos no mundo sobre isso, concentrados em sua maioria na Europa e na Ásia – nas Américas, a única literatura sobre o assunto é brasileira, em pesquisa coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema ainda carece de maiores investigações. O que se sabe é que quanto maior a carga viral em humanos, maior a possibilidade de contaminar os animais.

Há também a preocupação sobre se os animais também podem transmitir a doença para outras pessoas saudáveis. Ainda não existem casos conhecidos de que um bicho de estimação tenha contaminado um ser humano.

As orientações dos cientistas são de não sair com os animais de estimação durante a pandemia e evitar aglomerações, mantendo-os há pelo menos dois metros de outras pessoas – o mesmo conselho dado aos humanos. A única diferença é que o dono não deve colocar a máscara no pet. Nos estudos sobre o tema registrados no mundo, os animais não têm apresentados sintomas da doença, como também é o caso da gata contaminada em Cuiabá.

Continua após a publicidade

Noticias Recentes

Preparo versátil e simples, o tofu empanado frito é o prato ideal para você

Dentre os pratos especiais para certas ocasiões, as porções tendem a ser as favoritas de muitos, não é mesmo?...

Receitas veganas fáceis almoço: Flavio Giusti apresenta as melhores e mais saborosas opções

Você sabia que ser vegano não é uma tarefa tão difícil como afirmam por aí? Pois é, e nós...

Fios de sustentação: tecnologia famosa de harmonização facial capaz de rejuvenescer sua pele

Para o Dr. Daniel Dias Machado — biomédico esteta como especialização e graduado na tríade da saúde: psicologia, enfermagem...

Como a assertividade no ambiente de trabalho pode ser útil ao profissional?

Você já sentiu dificuldade em expressar sua opinião ou dizer não no ambiente de trabalho? Na percepção de Mailon...

Incerteza da economia brasileira aumenta em maio, aponta FGV/Ibre

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre),...

Fiocruz: Covid-19 representa 59,6% dos casos de síndrome respiratória grave no país

A nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (1º), aponta para o crescimento...

Leitura obrigatória

SP atinge menor ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta...

Vacina: Pfizer amplia em 55% número de voluntários no Brasil

O estudo fase 3 da vacina desenvolvida pela farmacêutica...

você também pode gostar Relacionados
Recomendado para você