Desenvolvendo habilidades de liderança no ambiente de trabalho

Muitas pessoas já nascem com habilidades natas de liderança, mas se você deseja estar à frente de um negócio ou de uma equipe e esse não é o seu caso, está na hora de desenvolver essas habilidades. O empresário e empreendedor Márcio Alaor de Araujo preparou um guia de informações para te ajudar nesse quesito. 

É necessário desassociar liderança e autoritarismo. Quando se pensa na imagem de um líder, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho, vem à mente um profissional que inspire os demais colaboradores. Liderar é algo muito difícil, entretanto é possível desenvolver essa habilidade. 

Dê atenção às relações interpessoais

O trabalho de um líder não é individual, uma liderança que não é capaz de estabelecer boas relações no ambiente de trabalho, é uma liderança fadada ao fracasso. Márcio Alaor de Araujo afirma que é preciso valorizar seus funcionários e manter-se aberto a fim de conquistar confiança e respeito.

Sempre busque conhecimento

Um líder precisa ser referência de conhecimento. Conhecimento esse não só sobre liderança mas sobre tudo que diz respeito à sua profissão. Invista seu tempo em leituras, cursos, seminários e outros estudos que irão agregar no seu desenvolvimento profissional.

 Conheça a organização da empresa

O conhecimento sozinho não vai fazer muita diferença se você não souber onde aplicá-lo, explica Márcio Alaor de Araujo. Você precisa estar atualizado sobre os processos organizacionais da empresa em que você atua. Sabendo para onde direcionar as pessoas, sua liderança irá contribuir com o crescimento da empresa. 

Outras dicas

Busque ferramentas de organização, desenvolva uma visão sistêmica, uma comunicação mais eficaz, tenha foco, disciplina e técnicas de negociação e desenvolva suas relações interpessoais. Seguindo esse caminho mostrado por Márcio Alaor de Araujo você será uma referência de liderança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui