SaúdeFiocruz: Covid-19 representa 59,6% dos casos de síndrome respiratória...

Fiocruz: Covid-19 representa 59,6% dos casos de síndrome respiratória grave no país

-

A nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quarta-feira (1º), aponta para o crescimento de casos de Covid-19 nas tendências de longo e curto prazos – últimas seis e três semanas.

De acordo com o documento, a estimativa é de 7,2 mil casos entre os dias 22 e 28 de maio, cerca de 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com identificação viral. Na edição anterior, os casos de coronavírus representavam 48% dos testes positivos.

Entre as contaminações que evoluíram para óbito, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

A atualização também indica a manutenção do predomínio do vírus sincicial respiratório (VSR) entre crianças de 0 a 4 anos. O VSR é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões, além de contribuir para pneumonia e bronquiolite aguda. Nas demais faixas etárias, a Covid-19 mantém o predomínio dos casos com identificação laboratorial.

Os casos de influenza A e B, causadores da gripe, representam 0,4% e 25,1% dos casos de SRAG, respectivamente.

“Os dados laboratoriais e por faixa etária mantêm o alerta de que o cenário de crescimento atual é decorrente de aumento nos casos de Covid-19. No Rio Grande do Sul, em particular, tem se observado aumento também nos casos positivos para influenza em diversas faixas etárias”, destaca o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

No país, 19 dos 26 estados, além do Distrito Federal, apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Entre as capitais, 19 seguiram a tendência de novos casos. São elas: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN) Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Noticias Recentes

Preparo versátil e simples, o tofu empanado frito é o prato ideal para você

Dentre os pratos especiais para certas ocasiões, as porções tendem a ser as favoritas de muitos, não é mesmo?...

Receitas veganas fáceis almoço: Flavio Giusti apresenta as melhores e mais saborosas opções

Você sabia que ser vegano não é uma tarefa tão difícil como afirmam por aí? Pois é, e nós...

Fios de sustentação: tecnologia famosa de harmonização facial capaz de rejuvenescer sua pele

Para o Dr. Daniel Dias Machado — biomédico esteta como especialização e graduado na tríade da saúde: psicologia, enfermagem...

Como a assertividade no ambiente de trabalho pode ser útil ao profissional?

Você já sentiu dificuldade em expressar sua opinião ou dizer não no ambiente de trabalho? Na percepção de Mailon...

Incerteza da economia brasileira aumenta em maio, aponta FGV/Ibre

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre),...

TSE autoriza que partidos recolham doações de pessoas físicas por Pix

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (31), a ampliação do uso do Pix nas eleições...

Leitura obrigatória

O que significa a interrupção de testes da vacina de Oxford?

Nesta terça-feira o mundo se assustou com a notícia...

Governo federal ignora proposta de compra de vacina da Pfizer

A corrida para o desenvolvimento de uma vacina contra...

você também pode gostar Relacionados
Recomendado para você