Orquestra Sinfônica de Indaiatuba divulga programação da Temporada 2023 com mais de 20 concertos

Gabriel Bofinit Araújo
Gabriel Bofinit Araújo
4 Min Read

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) lança oficialmente a Temporada de Concertos 2023, que terá mais de 20 apresentações ao longo do ano, todos com entrada gratuita. A abertura oficial acontece no dia 10 de março, com composições de Mozart e Beethoven e participação do solista convidado Davi Graton. O concerto será realizado na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação (Ciaei), a partir das 20 horas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Neste ano, a Sinfônica divide sua temporada em séries. A Série Oficial é voltada para obras sinfônicas e contará com seis apresentações no Ciaei, todas com um solista convidado a cada concerto. A Série Especial terá foco em um repertório popular, que permite a interação da Orquestra com outros gêneros.

Além da tradicional participação no Maio Musical, em que a Sinfônica se apresenta ao lado de um grande nome da música brasileira, como foi com os Paralamas do Sucesso em 2022, também estão confirmados os concertos Rock Sinfônico, Geek Sinfônico e Woodstock Sinfônico.

“Estes concertos têm o objetivo de fazer a orquestra chegar a diferentes públicos, inclusive àqueles que, talvez, nunca pensaram em ir a um concerto tradicional e que acabam gostando tanto do que veem, que passam a frequentar também nossas apresentações no teatro”, destaca o maestro Paulo de Paula.

A Temporada 2023 apresenta ainda o projeto Concertos na Comunidade, uma iniciativa que permite à OSI levar a música orquestral para diferentes bairros do município. As primeiras apresentações foram realizadas no começo de fevereiro no Jardim Morada do Sol, Cidade Nova e Campo Bonito.

Repertório

Composta por grandes obras do repertório sinfônico, a Temporada 2023 reforça o alto nível artístico alcançado pela OSI, que já figura entre as maiores sinfônicas do Estado de São Paulo.

Ao longo de toda programação no Ciaei o público poderá conferir composições como: Sinfonia nº 8 de Ludwig van Beethoven; Scheherazade, de Nikolai Rimsky-Korsakov; Sinfonia Italiana, de Mendelssohn; Concerto para Violoncelo de Camille Saint-Saëns, com participação do solista Viktor Uzur; e obras brasileiras como a Bachiana 4, a abertura da ópera Il Guarany, de Antônio Carlos Gomes, e Santos Football Music, de Gilberto Mendes, que reproduz uma partida de futebol. “Esta obra é bem interessante, já que inclui a participação do público”, destaca o maestro.

Uma das novidades é a realização de uma turnê regional de E o Palhaço, tem Concerto?, encontro de duas artes, que mescla tropeços, tombos e caretas do Palhaço Azevedo, personagem do músico Mauro Braga, às obras de compositores como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes, criando uma atmosfera lúdica e divertida para toda a família.

“Escolhemos esse concerto porque ele consegue apresentar a orquestra de um modo divertido, inteligente e sensível. É um espetáculo para todas as idades”, destaca o produtor cultural da Orquestra, Victor Lessa. Além de Indaiatuba, a turnê passará por Salto, Monte Mor, Jaguariúna, Itatiba, Elias Fausto e Itupeva.

Share This Article