Preparo versátil e simples, o tofu empanado frito é o prato ideal para você

Gabriel Bofinit Araújo
Gabriel Bofinit Araújo
4 Min Read
Flavio Giusti

Dentre os pratos especiais para certas ocasiões, as porções tendem a ser as favoritas de muitos, não é mesmo? Flavio Giusti, escritor de culinária e criador do VegetariRango, comenta que os preparos com porções de diferentes tipos são ideais para uma noite com amigos, família, uma tarde de jogos, filmes ou para colocar a conversa em dia. Por isso, aprender uma receita como a de tofu empanado frito pode ser um diferencial para esses momentos.

Isso porque o tofu empanado frito é muito saboroso e pode ser o prato de porção ideal para você que tem uma dieta alimentar restritiva, como o veganismo ou intolerância/alergia à derivados do leite. Porém, Flavio Giusti considera que o prato pode ser apreciado por todos, afinal seu sabor estupendo e preparo simples fazem com que essa receita seja muito apreciada. 

Por trás do tofu 

Antes de conferir a receita de tofu empanado frito, você sabe o que é o tofu? De acordo com o ex-MasterChef Flavio Giusti, ele é um tipo de queijo feito a partir do grão de soja, com textura macia e sabor quase neutro. Muito usado em dietas vegana e vegetarianas, esse tipo de queijo pode ser consumido por todos, sem restrições.

Isso porque, o tofu é um alimento com proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e  isoflavonas, antioxidantes presentes na soja, além de conter uma excelente quantidade de cálcio, ideal para repor o mineral nos ossos. Ele também apresenta baixa quantidade de gordura e não possui colesterol. 

Dessa maneira, Flavio Giusti informa que consumir o tofu diariamente é uma maneira de manter a saúde equilibrada, evitando desenvolvimento ou agravamento de doenças, bem como mantendo os níveis nutricionais em dia. Por isso, é fundamental implementar o cardápio com receitas preparadas com esse alimento, como o tofu empanado frito. 

Como preparar o tofu empanado frito

Existem diversas maneiras de preparar o tofu empanado frito. A dica do entusiasta de culinária Flavio Giusti, é deixá-lo mergulhado em uma marinada caprichada, com seus temperos favoritos, de um dia para o outro, de modo que pegue gosto e acrescente mais sabor ao prato para petiscar. 

No dia seguinte, basta retirá-lo da marinada e passá-lo na farinha de rosca para empanar a seu critério. Isso porque o tofu empanado frito não precisa ser necessariamente frito, ele pode ser preparado na air fryer, por exemplo, ou no forno se preferir. Independente de qual seja a maneira de prepará-lo, a casca crocante ficará no ponto e, junto com o sabor do tofu, se tornará uma verdadeira delícia.

Para o fundador do VegetariRango, Flavio Giusti, essa combinação simples de sabores é ótima para diferentes programas e refeições e pode ser complementada com molhos especiais preparados para acompanhar o petisco. Viu como essa receita é fácil e rápida? Basta agora escolher os ingredientes que darão sabor ao seu tofu empanado frito, deixá-lo de molho e preparar. 

Gostou dessa receita e quer mais dicas do que preparar numa ocasião especial ou mesmo no dia a dia? Então, não deixe de acompanhar o entusiasta de culinária, Flavio Giusti, em seu canal do Youtube (https://www.youtube.com/c/vegetarirango/featured) ou em seu Instagram (@vegetarirango) para aprender mais preparos fáceis e deliciosos além de dicas sobre transição alimentar e veganismo.

Não deixe também de participar dos cursos ministrados pelo criador do Vegetarirango anualmente. Ao todo, Flavio Giusti já ensinou mais de 7 mil alunos de diferentes cidades e países sobre preparos de queijos veganos deliciosos para incrementar receitas como a do tofu empanado frito e muito mais.

Share This Article
Leave a comment